Como saber se fui bem no ENEM

Como saber se fui bem no ENEM
Imagem: ufla.br

De início o candidato não tem como saber a sua nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) com exatidão. Pois apenas o Inep pode realizar o cálculo, sendo que a média é global. Ou seja, você pode dizer que se saiu bem no ENEM de acordo com as notas das outras pessoas que também o fizeram, se muitas pessoas tiveram um mal desempenho, os poucos que conseguirem uma nota mediana podem dizer que se saíram bem.

A prova do ENEM possui 5 notas, uma para cada área de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além da nota da redação. Neste artigo, umComo te ensina como saber se fui bem no ENEM, lembrando que o resultado da sua análise será apenas especulativa.

Passos a seguir:
1

As respostas que você escreve na prova são avaliadas de acordo com o TRI, Teoria de Resposta ao Item, significa que eles avaliam o seu conhecimento através do seu comportamento observado nos testes. Ou seja, como você chegou na resposta vale mais do que a resposta.

No caso da redação, os critérios são os mesmos do ENEM antigo.

2

O ENEM se difere das outras provas comuns, daquelas que estamos acostumados a fazer na escola, pois a nota final não representa somente o número de questões que o candidato acertou. Cada questão possui um peso e cada questão avalia uma área do conhecimento diferente, mesmo dentro da mesma matéria. Por exemplo: uma questão de matemática pode valer mais do que a outra; sendo que a primeira avalia a sua capacidade de raciocínio lógico e a outra avalia a sua capacidade de analisar gráficos.

Logo, estudantes que acertam o mesmo número de questões podem obter notas diferentes.

3

A média dos exames geralmente fica em torno dos 400 - 500 pontos. Logo, se você se distancia dessa média, para cima ou para baixo, determina se você vai bem ou mal no ENEM, respectivamente.

4

O limite da escala que determina se você está acima ou abaixo da média variam conforme o quão difícil foi a prova do ano, portanto, as faculdades e outros órgãos que solicitam a nota do ENEM não definem previamente o mínimo que você precisa para, por exemplo, ingressar numa universidade federal. Cada edição dessa prova a pontuação é diferente, abaixo, deixaremos quais as maiores e menores notas do ENEM 2014:

Matemática e suas Tecnologias: 318,5 - 973,6

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 306,2 - 814,2

Ciências Humanas e suas Tecnologias: 324,8 - 862,1

Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 330,6 - 876,4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se fui bem no ENEM, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.