Como rezar uma novena

Como rezar uma novena

Uma novena é uma oração para pedir a graça de Deus através dos seus santos. Tem origem no Catolicismo e não deve ser confundida com feitiços ou artes mágicas. A novena é rezada durante nove dias daí o seu nome que provém do latim. No entanto existe também a possibilidade de ser rezada durante nove horas. Tem um lado espiritual bastante enraizado sendo das orações em que se pede à pessoa que a pratica que tenha perfeita noção do que está a fazer, e que os seus intuitos estejam bem definidos. É uma oração em que a fé e a confiança em Deus lhe trará a resposta que procura. Mas como rezar uma novena? Neste artigo do umComo explicamos.

Uma Novena

Antes de iniciar a novena deve ter em atenção porque o está a fazer, definir bem as suas intenções e perceber o porquê de ir pedir a orientação de Deus. A novena serve para exprimir desejos intensos, necessidades e a direção a tomar. Existem quatro categorias principais na novena, luto, oração, indulgência e preparação. A maior parte das orações acaba por se integrar numa destas quatro.

  • Preparação: são feitas antes de algum acontecimento religioso importante por exemplo a Crisma, preparação do espírito para esse acontecimento.
  • Luto: são feitas em honra e memória da pessoa falecida, ou para pedir paz e descanso à sua alma.
  • Indulgência: são feitas para "limpar" os nossos pecados, nelas pedimos perdão pelos nossos erros.
  • Oração: são feitas para pedir algo a Deus, seja orientação na vida, algum sinal ou ajuda.

Novena de nove dias

Para rezar a novena de nove dias deve escolher um período em que a última oração culmine num evento espiritual importante. Escolha uma hora em que seja possível durante os nove dias executar a oração sem falhar. Faça a oração uma vez por dia durante nove dias seguidos. Se não conseguir orar como deve ser é preferível parar, meditar sobre as suas intenções e o porquê de estar a rezar, e apenas de cabeça "limpa" prosseguir com a oração.

Novena de nove horas

Na novena de nove horas o ideal será manter-se isolado durante esse período de tempo. Sem contato possível a não ser feito por si. As horas têm de ser consecutivas, por isso prepare-se bem e escolha a melhor hora para si para iniciar tendo esse aspeto em conta. No princípio de cada hora deve iniciar a sua oração sempre com a perfeita noção daquilo que pretende, o porquê daquela oração.

Novena Individual ou em Grupo

A novena embora seja uma oração em que a pessoa reza com as suas próprias intenções ela pode ser partilhada com outras pessoas. Se estiver à vontade em partilhar as suas orações com os seus vizinhos ou amigos podem criar um grupo de oração em que ambos tenham intenções semelhantes, que procurem obter uma resposta quanto à direção a tomarem na vida, o que fazer para ajudar os filhos/netos. Rezar uma novena pelos falecidos para que descansem em paz. No entanto pode sempre orar num ambiente particular, não esquecendo a e a confiança em Deus para que ele possa ouvir.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como rezar uma novena, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.