Como rezar o terço de Nossa Senhora de Fátima

Como rezar o terço de Nossa Senhora de Fátima
Imagem: adf.org.br

Você é um cristão dedicado que procura agradar a Deus e saber como rezar o terço de Nossa Senhora de Fátima? Neste artigo umComo.com.br podemos ajudá-lo! Essa é uma prática bastante comum entre os peregrinos do Santuário de Fátima pois, em todas as aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos, ela lhes indicava para rezar o santo rosário diariamente, de forma a obter salvação e redenção de pecados. Mas você pode rezar o terço ou rosário independentemente do local onde se encontra, desde que o faça com dedicação e fé. Continue lendo para descobrir como!

Passos a seguir:
1

Esta oração é realizada com um terço/rosário na mão, uma peça em forma de colar com várias contas e um crucifixo na ponta. Seu simbolismo é o mesmo independentemente da cor ou material de que é feito, mas se você não tem prática em rezar o terço deverá preferir um que apresente 6 contas diferentes das outras (afastadas ou maiores).

Imagem: capuchinhosrs.org.br
2

Ao rezar o terço, saiba que ele se divide em dois tipos de oração: a oração mental, que compreende uma meditação acerca dos mistérios de vida (morte e glória de Nosso Senhor e de Sua Mãe Santíssima), e uma oração vocal, em que se rezam as dezenas de Ave-Marias, devidamente precedidas pela oração do Pai-Nosso.

3

Inicie o terço segurando no crucifixo e realizando o Oferecimento (suas intenções do terço); em seguida faça o sinal da cruz e reze o Credo/Creio. Segure agora a primeira bolinha e reze um Pai-Nosso; nas três contas seguintes reze três Ave-Marias (uma por cada conta), sendo a primeira em honra a Deus Pai, a segunda em honra a Deus Filho e a terceira em honra a Deus Espírito Santo.

Imagem: rosarioperpetuo.com.br
4

Ao terminar as três contas de Ave Maria, chega-se a uma conta maior, na qual se reza a Glória ao Pai e o Ó Meu Jesus (Jaculatória), terminando com um Pai-Nosso. Agora dá-se início aos mistérios, que são divididos em quatro grupos, cada um com cinco mistérios. Cada terço possui cinco mistérios de um grupo, rezados em conjuntos de um um Pai-Nosso e dez Ave-Marias.

Imagem: servosdemarialuciavillar.blogspot.pt
5

O grupo de mistério a ser meditado/rezado deve corresponder ao dia da semana na qual se reza o terço:

  • Mistérios Gozosos: 2ª e sábado;
  • Mistérios Luminosos: 5ª;
  • Mistérios Dolorosos: 3ª e 6ª;
  • Mistérios Gloriosos: 4ª e domingo.
6

Inicie a reza do mistério com um Pai-Nosso (correspondente à bolinha maior ou, neste caso, à figura do centro) e dez Ave-Marias (correspondentes às bolinhas menores). Quando terminar o primeiro mistério, reze a jaculatória (1 Glória ao Pai e 1 Ó Meu Jesus, ou somente 1 Glória ao Pai) e repita para os seguintes quatro mistérios.

Imagem: gopixpic.com
7

Quando você termina de rezar os 5 mistérios, reza uma Salvé Rainha e a oração do terço está terminada!

Se quiser rezar o rosário, repita a oração do terço por mais 3 vezes, cada uma correspondente aos restantes três mistérios.

Imagem: movimentojovensmarianos.wordpress.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como rezar o terço de Nossa Senhora de Fátima, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos
  • Nas primeiras vezes procure rezar o terço com alguém mais experiente.
  • Participe do terço e rosário coletivo na igreja mais perto de você.
  • Contas maiores correspondem sempre a uma oração Pai Nosso, enquanto que contas menores correspondem a Ave Marias.
  • Reze o terço ou rosário em paz e sem pressas, num ambiente calmo e silencioso.