Como resolver uma regra de três simples

Como resolver uma regra de três simples

Se a matemática sempre lhe causou problemas mas quer dominar algumas ferramentas básicas e práticas, a regra de três simples com certeza que irá ajudá-lo em muitas ocasiões. Não requer muito tempo nem informação e o resultado será útil por exemplo se formos fazer compras ao supermercado ou quisermos calcular o tempo para chegar a uma estação mais próxima. Neste artigo de umComo explicamos passo a passo como resolver uma regra de três simples.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve ter em conta para resolver uma regra de três simples será a relação entre as variáveis, onde A é o B e que C é o X.

2

Então o que devemos tentar fazer é encontrar o valor x, o valor da incógnita. Para isso, será necessário ter em conta a relação anterior e multiplicar as variáveis em cruz e dividir pela variável que ficar.

3

Desta forma, devemos resolver a seguinte equação para resolver a regra de três simples que tínhamos no início.

4

Para que entenda melhor como funciona e como pode usar esta regra, vamos imaginar que 3 kg de maçãs custam $7,55, então quanto custariam 4,5 kg de maçãs?

5

Desta forma, aplicamos o que acabamos de ver e devemos multiplicar os 4,5 kg por $7,55 e dividir o resultado pelos 3 kg, para assim saber o valor de x que neste caso corresponde ao preço que procuramos saber.

6

Realizamos as operações e o resultados dá-nos $11,325 e, ao se tratar de uma moeda, devemos arrendondar os decimais. Por isso, arrendondamos o segundo decimal para cima porque o último decimal é igual ou superior a 5, ou seja, assim obtemos como resultado: $11,33.

7

Deste modo, podemos dizer que 4,5 kg de maçãs têm um preço de $11,33.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como resolver uma regra de três simples, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Só tem que se lembrar bem da fórmula para isolar o X ou a incógnita. A partir daí, pode aplicá-la a problemas do tipo de cálculo de preços ou tempo, entre outros.