Como resolver uma equação de primeiro grau

Como resolver uma equação de primeiro grau

Uma equação é uma igualdade entre duas expressões algébricas, denominados membros, em que aparecem valores conhecidos, os dados, e desconhecidos ou incógnitos, relacionados mediante operações matemáticas. Diz-se que uma equação é de primeiro grau quando a variável (x) não está elevada a nenhuma potência, ou seja, quando o seu expoente é 1. A seguir explicamos-lhe passo a passo como resolver uma equação de primeiro grau de forma simples.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Para resolver a equação agrupe os números de um lado do = todos os termos que tenham a incógnita (x) e junte no outro lado todos os termos que não têm (x). Para fazer esta transposição, os sinais que vão à frente de cada numero devem ser mudados. Assim, o que está a somar de um lado passa para o outro a subtrair e vice-versa, e o que está a multiplicar de um lado passa para o outro a dividir.

Exemplo: 4x + 1= 2x + 7

Transposição: 4x - 2x = 7 - 1

2

Resolva as operações de forma separada de cada lado do sinal de igual. Ou seja, para resolver a equação de primeiro grau deve resolver as operações até deixar um número de cada lado do igual.

Resultado: 2x = 6

3

Finalmente, para resolver a equação de primeiro grau o número que esta a multiplicar pelo x passa a dividir para o outro lado do sinal de igual, no nosso caso:

x=6/2

Resultado final: x=3

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como resolver uma equação de primeiro grau, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Para resolver uma equação de primeiro grau deve ter um lápis e um papel.