Como promover uma convivência familiar positiva


Cada família é um mundo, todas as famílias têm seus próprios problemas e poderíamos afirmar que não existe a família perfeita. No entanto, são os adultos da família os que têm que tentar uma convivência pacífica, baseada no respeito. Nos dias de hoje, em que a televisão passou a ser um integrante de nossa família e onde o consumismo invade nossos lares, torna-se extremamente importante transmitir a nossos filhos verdadeiros valores que lhes permitirão transitar pela vida da melhor forma possível. A educação começa em casa, ainda que as instituições educativas colaborem com este propósito. É por isso que, a seguir, daremos a você algumas recomendações para promover uma convivência baseada no respeito.
Limites. Muitas vezes sentimos dificuldade de colocar limites nos nossos filhos por medo de que se zanguem conosco. No entanto, você deve lembrar-se de que essa é a nossa tarefa como pais, nós somos os responsáveis por colocar esses limites. As crianças devem aprender a aceitar um NÃO como resposta. Ainda que no começo se zanguem conosco, isto os beneficiará no futuro.
Direitos e obrigações. As crianças têm direito de brincar e de fazer atividades próprias das crianças, mas também têm certas obrigações. Dentro destas obrigações encontram-se atividades cotidianas como ir ao colégio ou ajudar com as tarefas da casa. Aos poucos, eles têm de ir tendo responsabilidades. À medida que crescem estas responsabilidades vão aumentando, mas junto a elas está o benefício que obtêm por cada conquista alcançada.
Respeito. Uma comunicação aberta e clara é a base do respeito. As crianças devem aprender a falar sem insultar e respeitar todos os membros da família. Para que a convivência seja próspera, é fundamental que os problemas sejam falados e resolvidos o antes possível. Os impulsos violentos como fechar a porta bruscamente ou jogar objetos, não são positivos, já que não permitem solucionar nada.
Tempos. Tanto os pais como os filhos devem dedicar um momento do dia para estar com a família. Ainda que muitas vezes os horários de todos sejam variados, é importante tratar de encontrar um momento para estar juntos. Por exemplo, o jantar é um bom momento para falar e compartilhar as experiências do dia. Tente que nestes momentos não haja interrupções como a televisão ou outra distração.
Superproteção. Algumas vezes acontece que devido à superproteção que damos aos nossos filhos, eles não se responsabilizam por seus erros e nós os justificamos. Sempre tendo em conta que nossas crianças continuam sendo crianças, é importante que se responsabilizem por seus erros para que não voltem a cometê-los.
Queixa. Tomar conta de uma casa e de uma família não é tarefa fácil, mas você deve tratar de usufruí-las ao máximo. Pense que seu lar é algo que foi construído por todos graças ao amor e ao carinho que têm uns pelos outros. É assim que cada vez que tiver vontade de queixar-se ou sentir que está esgotada, pense em tudo o que conseguiram juntos e em quão lindo é ter uma família como a que você tem.
Delegar. A partilha de tarefas é importante. Um membro da família sozinho não pode fazer o trabalho de todos, por isso é fundamental delegar tarefas. Segundo a idade de cada um de seus filhos e os tempos com os que todos contam, trate de lhes dar tarefas. Assim não se sentirá a única que toma conta da casa, porque o lar é de todos e é responsabilidade de todos cuidar dele.
Afeto. A demonstração de carinho é fundamental para qualquer pessoa, e mais se essas pessoas são parte da família. Não se prive de mostrar-lhes quanto os ama e quão importantes eles são para você. Trate de reconhecer quando eles fazem algo bem e de felicitá-los por suas conquistas. O estimulo positivo é fundamental para crescer em um lar feliz.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como promover uma convivência familiar positiva, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.