Partilhar

Como promover uma convivência familiar positiva

Cada família é um mundo, todas as famílias têm seus próprios problemas e poderíamos afirmar que não existe a família perfeita. No entanto, são os adultos da família os que têm que tentar uma convivência pacífica, baseada no respeito. Nos dias de hoje, em que a televisão passou a ser um integrante de nossa família e onde o consumismo invade nossos lares, torna-se extremamente importante transmitir a nossos filhos verdadeiros valores que lhes permitirão transitar pela vida da melhor forma possível. A educação começa em casa, ainda que as instituições educativas colaborem com este propósito. É por isso que, a seguir, daremos a você algumas recomendações para promover uma convivência baseada no respeito.

Também lhe pode interessar: Como ter uma família feliz
Passos a seguir:
1

Limites. Muitas vezes sentimos dificuldade de colocar limites nos nossos filhos por medo de que se zanguem conosco. No entanto, você deve lembrar-se de que essa é a nossa tarefa como pais, nós somos os responsáveis por colocar esses limites. As crianças devem aprender a aceitar um NÃO como resposta. Ainda que no começo se zanguem conosco, isto os beneficiará no futuro.

2

Direitos e obrigações. As crianças têm direito de brincar e de fazer atividades próprias das crianças, mas também têm certas obrigações. Dentro destas obrigações encontram-se atividades cotidianas como ir ao colégio ou ajudar com as tarefas da casa. Aos poucos, eles têm de ir tendo responsabilidades. À medida que crescem estas responsabilidades vão aumentando, mas junto a elas está o benefício que obtêm por cada conquista alcançada.

3

Respeito. Uma comunicação aberta e clara é a base do respeito. As crianças devem aprender a falar sem insultar e respeitar todos os membros da família. Para que a convivência seja próspera, é fundamental que os problemas sejam falados e resolvidos o antes possível. Os impulsos violentos como fechar a porta bruscamente ou jogar objetos, não são positivos, já que não permitem solucionar nada.

4

Tempos. Tanto os pais como os filhos devem dedicar um momento do dia para estar com a família. Ainda que muitas vezes os horários de todos sejam variados, é importante tratar de encontrar um momento para estar juntos. Por exemplo, o jantar é um bom momento para falar e compartilhar as experiências do dia. Tente que nestes momentos não haja interrupções como a televisão ou outra distração.

5

Superproteção. Algumas vezes acontece que devido à superproteção que damos aos nossos filhos, eles não se responsabilizam por seus erros e nós os justificamos. Sempre tendo em conta que nossas crianças continuam sendo crianças, é importante que se responsabilizem por seus erros para que não voltem a cometê-los.

6

Queixa. Tomar conta de uma casa e de uma família não é tarefa fácil, mas você deve tratar de usufruí-las ao máximo. Pense que seu lar é algo que foi construído por todos graças ao amor e ao carinho que têm uns pelos outros. É assim que cada vez que tiver vontade de queixar-se ou sentir que está esgotada, pense em tudo o que conseguiram juntos e em quão lindo é ter uma família como a que você tem.

7

Delegar. A partilha de tarefas é importante. Um membro da família sozinho não pode fazer o trabalho de todos, por isso é fundamental delegar tarefas. Segundo a idade de cada um de seus filhos e os tempos com os que todos contam, trate de lhes dar tarefas. Assim não se sentirá a única que toma conta da casa, porque o lar é de todos e é responsabilidade de todos cuidar dele.

8

Afeto. A demonstração de carinho é fundamental para qualquer pessoa, e mais se essas pessoas são parte da família. Não se prive de mostrar-lhes quanto os ama e quão importantes eles são para você. Trate de reconhecer quando eles fazem algo bem e de felicitá-los por suas conquistas. O estimulo positivo é fundamental para crescer em um lar feliz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como promover uma convivência familiar positiva, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Escrever comentário sobre Como promover uma convivência familiar positiva

1 comentário
Benedito Elói de Freitas
A Família é a Célula Mater da Sociedade! A Família Educa e a Escola Ensina! Se acabar a família como verdadeira instituição social, acaba a sociedade e as instituições públicas e privadas! Não basta apenas uma pessoa ter um canudo em mãos, como conclusão de curso, se não tem os valores humanos e sociais, adquiridos no seio da família!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Benedito, muito obrigada pela partilha da sua opinião :) Continue a seguir-nos! ;)

Voltar ao topo da página