Como prevenir o bullying?

Como prevenir o bullying?

O bullying é uma expressão relativamente nova, mas sua prática existe há muito tempo. A palavra vem do Inglês bully, que significa valentão, brigão. Consiste na prática de agressões físicas ou verbais feitas com frequência, humilhando e oprimindo a vítima. Apesar de ser mais comum na escola, durante a infância e adolescência, o bullying pode aparecer em qualquer grupo de qualquer idade e pode deixar marcas psicológicas profundas. Será que há formas de prevenir essa situação? Veja no umComo algumas dicas para evitar o bullying e ser mais feliz!

Passos a seguir:
1

Converse com as crianças. Quando os filhos se sentem acolhidos pelos pais e são ouvidos, fica mais fácil identificar um possível problema na escola. Importante saber como está a relação de seus filhos com os colegas e professores, o quanto eles se envolvem nas atividades em grupo e também observar seu comportamento quando você fizer essas perguntas. Mas, vá com calma para que a criança não se sinta vigiada. Outro ponto muito importante é falar com eles sobre o bullying e sobre como ele é prejudicial para quem é vítima. Fale das possíveis sequelas que essas agressões deixam nas crianças e motive-os a ajudar colegas que passarem por isso. Dar atenção às crianças pode prevenir que elas se tornem tanto vítimas quanto agressores.

2

Dê exemplo. A forma como os pais agem na frente dos filhos e com outras pessoas é muito importante para prevenir o bullying. Mostre a eles que todos devem se respeitar, por mais diferentes que sejam entre si. E quando houver algum problema, este deve ser resolvido com o diálogo, nunca com violência, deboche ou humilhação. Precisamos observar nossos próprios comportamentos, pois não adianta falar uma coisa para a criança e fazer outra. Crianças que praticam bullying costumam ser dominadoras e buscam liderança através da opressão. Muitas vezes elas trazem esse comportamento de casa, então é função dos pais inibir esses impulsos mostrando que a liderança pode ser conquistada de outras formas.

3

Estimule a auto-estima. Os alvos de bullying normalmente são crianças pouco sociáveis, inseguras, com baixa auto-estima. Eles não conseguem se defender, acreditam que são menos importantes que os demais, e menos capazes. Valorize as qualidades dos seus filhos e ajude-os a perceber seus pontos fortes, mas sem mimá-los. Não os proteja demais das situações difíceis da vida. O excesso de proteção não é a melhor forma de prevenir o bullying nem outros sofrimentos pelos quais seus filhos ainda irão passar. Ao contrário, ofereça ajuda para enfrentar a situação e faça-o se sentir capaz de impor respeito aos demais.

4

Cuidado com a internet. Por fim, não podemos deixar de falar do ciberbullying, que significa o bullying na internet. Isso pode tomar proporções bem maiores do que as paredes de uma escola. É fundamental ensinar os filhos a se prevenirem contra isso. Oriente-os a não participarem de filmagens que podem expor demais uma outra pessoa. Ensine também sobre como se posicionar, caso o bullying já tenha acontecido. Desmentir boatos e encarar o que está ocorrendo é o melhor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir o bullying?, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.