Como prevenir o abuso sexual infantil

Como prevenir o abuso sexual infantil

O abuso sexual infantil é qualquer atividade sexual de um adulto com um menor. Este tipo de condutas é punida por lei e tem sérias consequências psicológicas na vítima. A prevenção do abuso sexual de menores é uma tarefa fundamental, a educação das crianças em relação ao assunto é de suma importância para evitar que este tipo de situações continuem acontecendo. Apesar de existirem vários tratamentos para as vítimas de abuso sexual infantil, a prevenção é a mais eficiente. A seguir, apresentamos como prevenir o abuso sexual infantil.

Passos a seguir:
1

Comunicação. É fundamental que fale com seu filho/a sobre a sexualidade. Dê a ele/a toda a informação necessária conforme sua idade e explique a importância deste tema. Tente fazê-lo de forma clara, use palavras simples que ele/a entenda. Você deve fazer que seu filho/a sinta plena confiança para poder falar deste tipo de assuntos com você.

2

Direitos. A criança deve saber que seu corpo não pode ser tocado por ninguém, você deve tentar explicar a diferença que existe entre uma expressão de carícia e uma expressão sexual.

3

Clareza. Ensine quais são as partes de seu corpo, inclusive os genitais, e chame-os pelo seu nome. Evite usar apelidos. Você deve tentar ser o mais claro/a possível para evitar possíveis confusões. Explique à criança que se alguma pessoa tentar algum tipo de aproximação sexual, por mais que esse alguém seja da família, ela deve dizer NÃO e informar você de forma urgente.

4

Situações hipotéticas. Coloque exemplo de situações onde seu filho/a se encontra sozinho/a e alguém insinua uma aproximação suspeita, por exemplo, "se um homem se aproximar de você e oferecer uma bala de presente, o que você faria?" Ajude a criança a resolver esta situação e explique porque ela deve recusar.

5

Pessoas de confiança. Muitas vezes, o abuso sexual é cometido por familiares ou pessoas próximas à criança, por isso é fundamental que ela saiba exatamente com quem deve falar caso uma situação dessas aconteça. Além de você, dê à criança outras referências de pessoas de confiança com as quais falar sobre o assunto.

6

Efeitos. A criança deve saber quais são as consequências desta situação e a importância de preveni-la. Ensine-lhe o endereço de sua casa, o telefone e o número de emergência para sua segurança, você deve esclarecer que esta informação não deve ser passada para nenhum desconhecido.

7

Meio envolvente. É importante conhecer todas as pessoas com as quais seu filho/a se relaciona: professores, babá, pais de colegas, etc. Inclusive pode compartilhar com essas pessoas o tema da prevenção do abuso sexual para poderem trabalhar juntos.

8

Diferenciar. Explique a diferença que existe entre o respeito aos adultos e acatar sem questionar nada do que eles dizem. É importante que a criança entenda bem que nenhum adulto tem direito de tocar nem de fazer qualquer atividade sexual na frente dele.

9

Autoestima. Demonstre seu carinho e gere confiança no seu filho. É importante que ele se sinta cômodo falando com você. Ensinar a importância do respeito e do cuidado de si mesmo é o pilar fundamental para a prevenção do abuso sexual infantil.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir o abuso sexual infantil, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.