Como preparar um funeral

Como preparar um funeral
Imagem: tarotida.com

A morte de um ente querido é sempre um acontecimento devastador para qualquer um. No entanto, nessas horas de dor é quando os filhos ou os familiares mais próximos têm de realizar todos os preparativos para que essa pessoa tenha um enterro e um funeral dignos. Que passos seguir quando os sentimentos estão à flor de pele? No seguinte artigo de umComo são detalhados os passos que você precisa ter em conta para preparar um funeral.

Funerária

A primeira coisa a se ter em conta é que funerária vai encarregar-se dos restos do falecido. No velório será onde a família e amigos vão passar horas velando o falecido antes de que este seja enterrado ou cremado. Normalmente escolhe-se uma funerária próxima ao cemitério no qual vai ser enterrada essa pessoa.

Enterro ou Cremação?

Por outro lado, será preciso escolher entre celebrar um enterro, que consiste em que os serviços da funerária se encarregam do corpo e o levam ao cemitério para dar-lhe sepultura ou, ou proceder a uma cremação do cadáver, isto é, incinerar os restos mortais para que posteriormente a família possa espalhar as cinzas por onde quiser ou então guardá-las em uma urna em casa.

O velório

Uma vez que a pessoa faleceu, o trâmite normal é avisar à funerária para verificar se há disponibilidade de uma sala livre na qual velar o falecido durante um dia antes de que seja enterrado ou cremado. Para isso você deverá entrar em contato diretamente com os serviços funerários. Após ter arrumado este trâmite, informe amigos e familiares onde vai ser velado o cadáver para que compareçam para acompanhar os parentes mais próximos.

Quando se marca a missa?

Após o velório realiza-se uma cerimônia religiosa na qual o pároco recorda a personalidade do defunto e tenta, com palavras de conforto, ajudar os familiares a atravessarem o momento ruim. Geralmente as funerárias dispõem de uma pequena capela na qual são celebradas as missas antes que a comitiva parta para o cemitério, ainda que também possa ser celebrada na igreja. O horário é marcado em função da disponibilidade do pároco.

Para o cemitério ou para casa

Depois da missa o corpo do defunto será levado ao cemitério ou serão cremados os seus restos, que posteriormente serão entregues à família para que façam com eles o que estimarem mais conveniente, para que os espalhem em algum lugar ou levem de volta para casa.

Imagem: us-funerals.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar um funeral, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.