Partilhar

Como preparar sua filha para primeira menstruação

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Imagem: meulifetime.com

Tem dúvidas sobre como preparar sua filha para primeira menstruação? Neste artigo de umComo vamos lhe dar algumas dicas! É normal que a primeira menstruação cause dúvidas nas meninas, pois afinal trata-se do início de uma nova fase de suas vidas. Quando ocorre a primeira menstruação, muitas meninas sentem medo e isso acontece normalmente por falta de informações ou informações erradas. Por isso, o melhor é deixar toda a vergonha e falar com sua filha sobre tudo o que ela precisa saber. Nesta fase, é fundamental que as mães compreendam toda esta mudança e acompanhem o processo.

Também lhe pode interessar: Como agir com o primeiro namorado da filha

Quando ocorre a primeira menstruação

A primeira menstruação denominada de menarca, simboliza o fechamento de um ciclo marca o início da idade reprodutiva da mulher. Isso pode ocorrer entre os 9 e os 14 anos de idade, a qualquer momento. Existem alguns sinais que podem indicar a você que sua filha está próximo da primeira menstruação, como aumento dos seios e dor nos mesmos, acne, enjoos, cólicas, dores de cabeça, crescimento de pelos púbicos e corrimento marrom. Além disso, algumas meninas passam por um aumento de peso e altura antes de iniciar a menarca.

Como preparar sua filha para primeira menstruação - Quando ocorre a primeira menstruação
Imagem: gineco.com.br

Quando falar da menstruação

O melhor é começar a preparar a sua filha antes da primeira menstruação, pois assim quando ocorrer ela não vai ficar tão assustada pois já estará informada. Por isso, o melhor é falar com sua filha entre os 8 e os 10 anos de idade. Talvez ache muito cedo, mas por esta altura os níveis hormonais já se começam desenvolvendo. É importante informá-la mesmo cedo, uma vez que mais tarde pode começar a ouvir informações erradas de outras fontes.

Como falar da menstruação

Nesse momento é essencial que deixe toda a vergonha e tabus de lado e explique todas as mudanças que o seu corpo vai passar e porque acontecem. Não deixe sua filha sem informação ou que outras pessoas lhe deem informações erradas, fale abertamente com sua filha e estreite laços com ela.

Explique para ela que é uma fase completamente normal, que não tem mal nenhum e que todas as meninas passam por ela. Diga-lhe que é uma fase de transição, da vida infantil para a vida adulta e que o seu corpo vai começar a se desenvolver. Consoante a maturidade da sua filha, você pode explicar que o sangramento ocorre quando não há fecundação do ovócito, eliminando-se assim o endométrico através da vagina. Pode explicar também que quando há sangramento, isso indica que não há um bebê. Para a ajudar a explicar todo este processo, pode recorrer a material didático como livros ou até vídeos na internet.

Fale também sobre a duração do sangramento, que pode durar entre 3 a 7 dias e que, a cada 28-32 dias a menstruação voltará. Informe sobre os sintomas que pode sentir, mas sem a assustar e diga-lhe que estará sempre do seu lado nesses momentos para a ajudar a ultrapassá-los da melhor forma possível.

Também é muito importante que você fale sobre as medidas de higiene para manter uma boa saúde. Mostre-lhe um absorvente e um tampão e explique como deve usar ambos.

Uma boa forma de se aproximar da sua filha é compartilhar a sua experiência. É muito importante dizer-lhe que não tem que ter vergonha de nada, é algo completamente natural. Diga-lhe que se tiver alguma dúvida ou se quiser saber mais alguma coisa, que você terá todo o gosto em lhe explicar.

Como preparar sua filha para primeira menstruação - Como falar da menstruação
Imagem: rewardme.in

Consulta ginecológica

O melhor momento para levar a sua filha à primeira consulta ginecológica é antes do início da vida sexual, por isso algum tempo após a primeira menstruação talvez seja a altura ideal. Nesta consulta você deve deixar entrar sua filha sozinha, pois tem que compreender que existem algumas dúvidas que é normal que sua filha não se sinta à vontade de fazer com você por perto. Levar a sua filha à primeira consulta no ginecologista não significa que você esteja incentivando a iniciar a sua vida sexual, mas é importante que sua menina esteja informada sobre gravidez, métodos contraceptivos e doenças de transmissão sexual. Essa consulta vai ser mais para informar a sua filha e uma oportunidade para ela tirar todas as suas dúvidas.

Como preparar sua filha para primeira menstruação - Consulta ginecológica
Imagem: healthywomen.org

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar sua filha para primeira menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Apresente as informações de uma forma simples e adaptadas à idade e maturidade de sua filha.
  • A orientação sobre este assunto deve começar antes da menarca e continuar mesmo depois de ela começar a menstruar.

Escrever comentário sobre Como preparar sua filha para primeira menstruação

Imagem: meulifetime.com
Imagem: gineco.com.br
Imagem: rewardme.in
Imagem: healthywomen.org
1 de 4

Voltar ao topo da página