Partilhar

Como pedir permissão para escrever uma carta de recomendação

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como pedir permissão para escrever uma carta de recomendação

Quando se escreve uma carta de recomendação para um empregado ou um amigo, também aposta na sua reputação, como na reputação da sua organização e na capacidade de essa pessoa ser bem sucedida. Quando a pessoa que se recomenda é contratada noutro lado e não está à altura das expectativas da sua nova empresa, o seu novo gerente pode ressentir-se da empresa que o recomendou. Por este motivo, algumas organizações exigem que os empregados peçam permissão aos seus superiores antes de escreveram uma carta de recomendação em papel timbrado da empresa.

Passos a seguir:
1

Reúna toda a informação que puder sobre o requerente. Se trabalhou para si, examine o seu registro de trabalho, a sua assiduidade e todos os registros que tenha acesso. Se não trabalhou para si, peça-lhe uma cópia do seu curriculum vitae e outros registros, tais como avaliações, que você possa mostrar ao seu chefe. Se o seu chefe não o conhece, pedirá uma verificação dos seus antecedentes antes de conceder a permissão para escrever a carta.

2

Faça perguntas sobre o seu novo pedido de emprego, tais como, que tipo de posição procura? E se a empresa ou organização que receberá o pedido se encontra em concorrência direta com a sua própria organização.

3

Aproxime-se do seu chefe quando ele não estiver ocupado e faça uma reunião com ele. Explique a situação e mostre-lhe as referências do requerente, leves os seus arquivos e registros de trabalhos para reunião se a pessoa já trabalhou na empresa. Se é um ex-empregado ou amigo e não trabalha no seu local de trabalho, leve um curriculum e outro tipo de material de apoio para a reunião. Especifique por que gostaria de escrever uma carta de recomendação, explique o que fez um empregado competente para a sua organização ou porque é que essa pessoa tem um bom historial de trabalho caso trabalhe noutro lugar.

4

Peça permissão ao seu chefe para escrever a carta para ele. Faça esse pedido com base nas evidências que lhe apresentou, mas caso o seu chefe lhe peça mais informação, obtenha a informação para ele, antes de escrever a carta.

5

Veja também o nosso artigo sobre como escrever uma carta de apresentação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pedir permissão para escrever uma carta de recomendação, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como pedir permissão para escrever uma carta de recomendação
Como pedir permissão para escrever uma carta de recomendação

Voltar ao topo da página