Como pedir desculpas a um irmão

Como pedir desculpas a um irmão

As relações fraternas são, sem dúvida alguma, as mais prolongadas a nível familiar, pois mesmo após o falecimento dos pais os irmãos continuam sendo irmãos, e a contemporaneidade geralmente permite a eles compartilhar grande parte da vida juntos. Mas algumas vezes a convivência ou as diferenças de pensamento criam conflitos que levam a uma briga ou desentendimento, todos vivemos isso alguma vez, e um bom passo para iniciar a reconciliação é manifestar seu arrependimento através de uma desculpa. Se depois dessa discussão você pensou várias vezes em dar esse passo, damos algumas chaves para que saiba como pedir desculpas a um irmão.

Como pedir desculpas a um irmão: Reflita

Sempre que você discute com alguém acha que tinha toda a razão? É difícil para você admitir que em uma discussão existem dois culpados? Se responder que sim é porque você talvez não costume refletir profundamente depois de uma briga. É importante fazê-lo e se colocar também na posição de seu irmão, tentar entender seus argumentos ainda que não esteja de acordo com eles, isso ajudará você a se acalmar e entender que, apesar das diferenças, pode existir um ponto médio de encontro entre vocês com base no respeito e no carinho mútuo.

Como pedir desculpas a um irmão: Desculpa sincera

Não importa o motivo para dizer que sente muito, se foi depois de uma briga, por uma ação que cometeu ou por uma posição que assumiu, em qualquer caso é importante aceitar que em algum ponto você cometeu um erro e sentir sinceramente que está arrependido por isso. Caso contrário, a desculpa só será uma palavra vazia e acredite ou não, a diferença e notável.

Como pedir desculpas a um irmão: Ocasião propícia

Encontre um bom momento onde estejam a sós para se desculpar, se não coincidirem com tanta frequência convide-o para tomar um café, em um lugar agradável, ou se a distância não permitir faça uma ligação. Evite os meios impessoais como e-mails, pois procura manifestar um sentimento e às vezes as palavras escritas não determinam nosso tom e acabam sendo inadequadas para a ocasião.

Como pedir desculpas a um irmão: Evite estas frases

Frases condicionais como "se ofendi você, desculpa", é demasiado, é claro que se você sentiu a necessidade de pedir desculpa é porque sabe que alguém saiu ferido, considere que é assim e não como uma condição. Outra coisa que deve evitar é dizer "me arrependo mas não sou o único culpado", você está aí para pedir desculpas e não para culpar seu irmão, cada um deve assumir individualmente seus erros, além disso se afaste de frases como "você sempre foi assim", falar de rancores do passado não ajudará a solucionar o problema, pelo contrário.

Como pedir desculpas a um irmão: Não cair de novo em uma polêmica

Às vezes o momento para pedir desculpas acaba virando um campo de batalha. Isso acontece porque a atitude não é conciliadora mas sim de reparo, é importante lembrar que queremos solucionar o problema, não agravá-lo, por isso cuide e escolha bem suas palavras.

Como pedir desculpas a um irmão: Tempo ao tempo

Às vezes seu irmão só queria essa desculpa para abraçar você e continuar como sempre, mas outras vezes as feridas são mais profundas e você deve esperar elas fecharem. Pedir desculpa é um ato nobre mas não implica necessariamente que o outro deva lhe perdoar, nem que o faça quando e como você desejar, dê tempo ao tempo para que possa refletir também sobre seus próprios sentimentos.

Como pedir desculpas a um irmão: Hora de analisar

A rivalidade é comum entre irmãos, principalmente na infância e na adolescência, em muitos casos ela desaparece com a maturidade mas outras vezes se mantém calada e oculta durante a vida inteira e qualquer pequeno problema faz ela detonar. Se acha que este é o caso de vocês chegou a hora de analisar o problema a fundo, e o mais importante, chegou a hora de de solucioná-lo. Viver uma vida cheia de rancores não é nem saudável nem recomendável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pedir desculpas a um irmão, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Conselhos
  • Tome seu tempo para pensar no que aconteceu e para esclarecer seus sentimentos.
  • Pratique seu pedido de desculpa, pense nas palavras que quiser usar e recorra à sinceridade de suas emoções sem ferir a outra pessoa.
  • Como é seu irmão você conhece ele desde sempre, sabe muito dele, por isso não use isso como uma arma já que pode aumentar as dores, seja prudente.
  • Escolha um momento adequado, não faça impulsivamente no meio de uma reunião ou em um espaço onde ambos não possam sentar tranquilamente e conversar, a desculpa pode precisar de tempo e deve ser feita com serenidade.
  • Não use intermediários, se tiver que dizer alguma coisa ao seu irmão ninguém melhor do que você para fazê-lo.