Como passar no ENEM chutando - dicas essenciais!

Como passar no ENEM chutando - dicas essenciais!

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das provas obrigatórias para quem está passando pela fase que vai dos 16 aos 20 anos, afinal, é o exame que pode levar a vários caminhos, desde a conclusão do Ensino Médio até o acesso à universidades públicas e privadas. No entanto, por se tratar de uma prova de 180 questões com dois dias de duração, muitos conhecimentos e técnicas são levadas em consideração para conseguir um bom resultado.

Passando por Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagem e uma Redação, o ENEM é considerado uma prova muito complicada. E essa grande quantidade de conteúdos exigidos pode acabar prejudicando o candidato que não tem os conhecimentos adequados para conseguir "passar no ENEM". Nesse artigo de umCOMO, ajudaremos aqueles que não estão preparados e desejam saber Como passar no ENEM chutando. Continue lendo para saber mais!

Tem como passar no Enem chutando?

"Passar no ENEM" é um termo complicado. O ENEM é uma prova em que não dá pra passar ou não passar. Você tira uma nota e utiliza ela em outros concursos. Ou seja, você tem que ter uma noção de qual é a nota que você precisa tirar no ENEM para alcançar o seu objetivo. Isso quer dizer, se por exemplo, deseja passar numa faculdade que exige nota 650 no exame, você irá entrar na faculdade com a nota do ENEM.

Ok, passando agora do campo semântico, devemos levantar a seguinte pergunta. É possível tirar uma boa nota no ENEM apenas chutando? Sim, é possível. Mas especialmente raro. É uma combinação de táticas e sorte que podem dar muito certo ou muito errado. Se você souber chutar da maneira correta, a probabilidade de garantir um bom resultado aumenta consideravelmente. Agora, se marcar aleatoriamente as questões, a probabilidade de conseguir alguma coisa é quase impossível.

Como chutar certo em provas de múltipla escolha?

Bem, existem algumas dicas para isso, mas a primeira delas é:

Estude

Um pouco óbvio, mas necessário de ser lembrado, quando você tem uma mínima base sobre qualquer assunto, a chance de errar cai consideravelmente. Caso não tenha noção nenhuma sobre o tema, é muito provável que seu chute vá para o espaço, como você verá a seguir. Nosso artigo Como estudar sem se cansar irá te ajudar nesse sentido.

Elimine as baboseiras

Geralmente qualquer prova de múltipla escolha tem cerca de 5 alternativas. Geralmente, 2 delas estão falando asneira completa. Uma está errada, mas não escancaradamente. Aí sobram duas que podem estar certas. Então você chuta: a chance de errar é de 50%.

Retire as generalização

É muito comum que, em provas de múltipla escolha, se formem algumas generalizações. Respostas que contenham as palavras "todos", "ninguém", "sempre", "nenhuma", "incondicionalmente", ou seja, que fazem verdades absolutas devem evitadas e quase sempre estão erradas, devendo ser eliminadas na hora do chute.

Como chutar questões de matemática?

Para Matemática, você pode utilizar algumas outras técnicas, como por exemplo

Aproximando as similares

Em uma questão que possua, por exemplo, respostas como

  • a) 2,25
  • b) 4,25
  • c) 4,75
  • d) 5,90
  • e) 7,00

É provável que as alternativas b) ou c) sejam as corretas devido as proximidades entre números ali dispostos. Novamente, você fica entre 2 questões, causando uma redução na probabilidade de erro, que vai de 80 por cento para 50 por cento.

Estude muita regra de 3

É claro que isso não é chute, mas te damos essa dica porque a grande maioria das questões de matemática do ENEM se baseiam nessa simples regra. A regra de três consiste em uma lei de proporção. No artigo Como resolver uma regra de três simples está a chave para a grande maioria de questões de matemática do ENEM.

Quantas questões preciso acertar para tirar 450 no Enem?

O ENEM tem um sistema de pontuação esquisito, em que cada questão tem pontuações diferentes. De acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pelo desenvolvimento e concepção do Exame Nacional do Ensino Médio, as questões mais fáceis da prova valem mais do que as mais difíceis. Portanto, acertar as questões mais difíceis pode te garantir uma nota menor do que acertar as mais fáceis. Isso é uma base de cálculo para evitar que pessoas que tenham chutado toda a prova consigam boas notas. Para conseguir uma nota acima de 450 no ENEM prevemos que você deve acertar algo entre 75 e 90 questões da prova, o que não é difícil, afinal, essa parte da prova é composta por perguntas muito fáceis. O artigo Como calcular a nota do ENEM será útil também para quem deseja saber sua nota.

Veja também: Dicas malandras para colar em uma prova

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como passar no ENEM chutando - dicas essenciais!, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.