Como participar do PROUNI

Como participar do PROUNI
Imagem: elbagalindo.com

O PROUNI (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa do Governo Federal, que tem como finalidade facilitar o acesso de alunos mais carenciados ao ensino superior. Este programa do Ministério da Educação foi criado em 2004, oferecendo assim bolsas integrais (100%) ou parciais (50%), para ajudar o estudante a pagar a mensalidade da faculdade. O PROUNI é direcionado para estudantes de ensino superior que estejam a frequentar faculdades privadas. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como participar do PROUNI.

Passos a seguir:
1

Para conseguir participar do Prouni, os alunos não podem possuir diploma de curso superior e devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior àquele a que estão a realizar a candidatura. O aluno deve ter ainda no mínimo 450 pontos na média do Enem e das notas e uma nota acima de zero na redação. Para além disso, o candidato que pretender concorrer às bolsas integrais deverá ter uma renda familiar bruta mensal no valor de até um salário mínimo e meio por pessoa. Caso pretenda concorrer às bolsas parciais, a renda familiar bruta deverá ser no valor de até três salários mínimos por pessoa. O candidato deve ainda reunir uma das condições abaixo referidas:

  • Ter realizado o ensino médio completo em uma escola de rede pública;
  • Ter realizado o ensino médio completo em uma escola de rede privada, tendo sido bolsista integral;
  • Ter realizado o ensino médio parcialmente em uma escola de rede pública e em uma escola de rede privada, tendo sido bolsista integral na escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública, concorrendo a bolsas em cursos com grau de licenciatura, pedagogia ou normal superior.
2

Participar do Prouni não ter qualquer custo e poderá realizar a inscrição online na página do PROUNI. O candidato deverá fazer o cadastro, informando o seu número de CPF, o número de inscrição do Enem (do ano anterior) e a senha. Nesta página encontrará informações sobre quais instituições e cursos têm a oferta de bolsa.

3

O candidato terá a possibilidade de escolher duas opções de instituição e curso, de entre as bolsas disponíveis, por ordem de preferência. Estas opções podem ser alteradas, durante o período de inscrição, contando apenas a última inscrição confirmada.

4

Com base nas vagas disponíveis e nas notas dos candidatos, o PROUNI calcula a nota de corte, ficando a menor nota entre os potencialmente selecionados. Com a nota de corte, o estudante poderá saber se a sua nota lhe irá permitir obter a bolsa na faculdade. Mas atenção, esta é apenas uma referência no ato da inscrição, não sendo garantia de pré-seleção para a vaga.

5

A divulgação dos resultados da pré-seleção da PROUNI é feita em datas específicas, que poderá consultar diretamente no site da PROUNI, na Central de Atendimento através do telefone 0800.616161 e nas instituições que participam no programa. Este processo seletivo é feito em duas chamadas sucessivas, em datas diferentes.

6

Caso o candidato tenha sido selecionado para a bolsa do PROUNI, deverá dirigir-se à respetiva instituição levando os documentos que comprovem as informações contidas na sua inscrição. É importante que o candidato se apresente na instituição nos prazos previamente estabelecidos. Agora que já sabe como participar do PROUNI, se apresse e tente a sua sorte.

Veja também: Pravaler vale a pena? - Entenda os prós e contras

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como participar do PROUNI, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.