Partilhar

Como participar do FIES

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 27 setembro 2017
Como participar do FIES
Imagem: tribunacariri.com.br

O FIES (Fundo de Investimento ao Estudante do Ensino Superior) é um programa de apoio do Ministério de Educação, que se destina a estudantes sem condições de conseguir suportar os custos da sua formação. Para o estuda conseguir recorrer ao financiamento deve estar devidamente matriculado em cursos superiores de Instituições de Ensino Superior, devidamente cadastradas no programa e com avaliação positiva em processos feitos pelo MEC. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como participar do FIES.

Também lhe pode interessar: Como se inscrever no FIES
Passos a seguir:
1

É importante lembrar que para que possa participar do FIES, o candidato deve ter participado no ENEM, tem de possuir um percentual de comprometimento de renda compatível, nunca ter sido beneficiado pelo FIES anteriormente e utilizar o financiamento tendo uma avaliação positiva no SINAES.

O primeiro passo que o estudante deve fazer para participar do FIES, é inscrever-se pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). No primeiro acesso, o estudante terá de se cadastrar informando o seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), a data de nascimento, um endereço de e-mail e uma senha, que depois irá permitir ao estudante acessar de novo o sistema. Depois de preencher todos estes dados, o estudante deverá receber um e-mail para validar o seu cadastro.

2

Após a inscrição estar validada, terá de acessar ao SisFIES com os dados que indicou e fazer a sua inscrição ao programa começando por colocar os seus dados pessoais e de renda familiar. De seguida, deverá informar dados relativos ao grupo familiar. Nesta zona poderá confirmar quais são os documentos necessários para a comprovação das informações fornecidas. Os próximos dados a serem inseridos são os relativos ao curso e à instituição de ensino em que o estudante se encontra matriculado. O sistema apresentará por defeito as instituições que participam neste programa, bastará escolher a sua. Deverá informar também dados relativos ao financiamento solicitado, como a duração do curso, o período do curso a ser financiado, o valor da semestralidade e percentual de financiamento.

3

A partir dos dados introduzidos anteriormente, o sistema irá apresentar uma simulação do financiamento. Aqui poderá ver os valores aproximados das parcelas a serem pagas e o respetivo período de financiamento.

4

De seguida, deverá selecionar a instituição bancária que deseja contratar o financiamento. De momento, a Caixa e o Banco do Brasil são as únicas instituições habilitadas para este programa.

5

Agora o estudante deverá escolher o tipo de fiança, dispondo de três opções: a Fiança Solidária, a Fiança Tradicional e a Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo.

6

Por último, confira todas os dados fornecidos e confirme a sua inscrição no FIES.

Dica: Esse artigo esclarece a dúvida "Desempregados podem aderir ao FIES?"

7

Depois do estudante ter feito a sua inscrição no FIES, deverá validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), da sua instituição de ensino. O estudante terá de se dirigir à CPSA num prazo de dez dias, contados a partir do dia seguinte à da sua inscrição, para comparecer no CPSA com a devida documentação de comprovação da inscrição.

8

Por fim, o estudante deverá deslocar-se até à instituição bancária escolhida para contratar o financiamento (depois de ter ido à CPSA). Terá de comparecer nesta num prazo de dez dias, contados a partir do terceiro dia útil da validação da inscrição pela CPSA.

Veja também: Pravaler vale a pena? - Entenda os prós e contras

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como participar do FIES, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como participar do FIES

Como participar do FIES
Imagem: tribunacariri.com.br
Como participar do FIES

Voltar ao topo da página