Partilhar

Como parar de gritar com os filhos

Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 julho 2019
Como parar de gritar com os filhos

Se acha que é um pai ou mãe que faz tudo direito, você não deve continuar lendo este artigo. Temos que saber que podemos errar com a educação dos nossos filhos, o importante é tentar melhorar e compartilhar as experiências de forma construtiva. Existem muitas formas de fazer as coisas, por isso tenha paciência e procure as que melhor se ajustam a você. A seguir, explicamos-lhe como parar de gritar com seus filhos; você vai ver que se realmente tentar, não é tão complicado.

Passos a seguir:
1

Seja consciente do problema e tenha vontade de mudar a situação. Não podemos trabalhar este problema se não formos conscientes de que ele existe, para isso temos que prestar atenção e escutar o nosso meio envolvente; se amigos e familiares gritam menos com seus filhos ou comentam de vez em quando que nós exageramos, talvez estejamos gritando muito com nossos filhos.

Como parar de gritar com os filhos - Passo 1
2

Fixe um objetivo. Devemos definir um horizonte temporal, e marcar essa data como a data limite para parar de gritar com nossos filhos. Depois dessa data é importante que em uma situação de estresse ou briga com nossos filhos, nos lembremos do nosso objetivo, contemos até 10 e nos acalmemos.

3

Expresse publicamente que vai mudar, com nosso parceiro/a, filhos, pais, sogros, vizinhos; as pessoas mais próximas devem saber que nos propusemos a esta mudança e que vamos lutar por ela. Eles são as pessoas que "cuidarão" para que possamos cumprir com nosso objetivo.

4

Procure por pontos de apoio e vias de relaxamento. No momento em que nos vemos na situação de começar a gritar com nossos filhos, devemos pensar em uma pessoa ou atividade para recorrer, uma chamada para uma pessoa ou uma mensagem, ou inclusive um e-mail que nos ajude a ficar mais tranquilos e a sermos conscientes de continuar lutando pelo nosso objetivo.

5

Detalhe as situações onde costuma gritar para evitar as que puder facilmente (por exemplo, deixar preparado o café da manhã se sabe que a pressa pela manhã lhe deixa nervoso/a), além de criar um estado de alerta mental que ajude você a se controlar mais. Se existe uma situação que lhe altera, deve evitá-la ou estar mais alerta. Você deve ter uma atitude correta perante os insultos de seus filhos.

6

Tenha paciência, deixar de gritar com seus filhos não é fácil, você não vai conseguir em 1 semana, talvez nem mesmo em 1 mês... O que deve fazer é treinar seu autocontrole para, pouco a pouco, superar situações de briga ou tensão sem gritar.

7

Um beliscão a tempo, parece estranho mas na hora de começar a se sentir alterado/a pode funcionar. Se belisque para ser mais consciente de que vai cometer um erro que pode doer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar de gritar com os filhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Se não consegue deixar de gritar com seus filhos, recomendamos que vá a um psicólogo ou um terapeuta que analise a raiz do problema e que aplique alguns tratamentos.

Escrever comentário sobre Como parar de gritar com os filhos

Como parar de gritar com os filhos
1 de 3
Como parar de gritar com os filhos

Voltar ao topo da página