Lembrar do que aprendeu

Como organizar um caderno com apontamentos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 fevereiro 2017
Como organizar um caderno com apontamentos

Com certeza alguma vez você encontrou alguma folha solta que não sabe a que tema de seu caderno corresponde. Nem sequer saberia localizá-la dentro de uma matéria. Um caderno com seus apontamentos bem organizados ajudará você no estudo. Se não tem muito claro como fazer isso, em umComo.com.br preparamos o seguinte artigo com uma série de recomendações. Por isso, não deixe de ler este artigo sobre Como organizar um caderno com apontamentos.

Vai precisar de:

  • Caderno
  • Canetas coloridas
Também lhe pode interessar: Como tirar apontamentos na universidade

Passos a seguir:

1

O primeiro elemento a levar em conta para organizar um caderno é pôr seu nome, o grupo ao que pertence e o nome da matéria na primeira folha do caderno. Desta forma, se perder algo, quem encontrá-lo poderá devolver facilmente ou deixá-lo na secretaria.

2

Deve tratar cada tema individualmente. Isto é, comece a fazer os apontamentos em uma folha nova para cada tema. Coloque o título bem grande e organize-o em subtítulos. Quando terminar o tema, pode numerar as folhas e ir sublinhando os títulos mais importantes.

3

Se durante o tema, o professor traz fotocópias, deve integrá-las em seu caderno. Assim, se forem de uma única face, cole-as na parte do caderno a que correspondam. Outra opção é, se forem de dupla face, grampeá-las junto com as folhas do caderno. Desta forma, terá certeza de que sempre tem as folhas correspondentes ao tema no lugar correspondente e não se perderão.

4

Anote a data diariamente no seu caderno. Esta é uma boa forma de organização, já que se você faltar um dia, não será complicado recuperar a matéria dada. Também, poderá ver a duração de uma lição por exemplo.

5

Revise os apontamentos de seu caderno em casa. Assim, poderá comprovar que tudo o que foi anotado faz sentido e está entendido. Também, será uma boa forma de repassar o conteúdo, a ortografia e a gramática e corrigir possíveis erros.

6

Lembre-se de que deveria fazer os apontamentos de forma legível para posterior leitura. Se gosta de organizar as anotações em cores, tudo bem, mas que isso não atrapalhe a leitura. As canetas mais utilizadas são as de cor azul e preta; mas pode utilizar alguma outra cor para destacar; se isso ajudar no estudo, não tem problema.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar um caderno com apontamentos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos

  • O ideal seria ter um tipo de caderno em que todas as folhas recebidas pudessem ser integradas, tipo arquivador.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como organizar um caderno com apontamentos