Como organizar o tempo de estudo

Como organizar o tempo de estudo

Para muitos alunos, o início do ano letivo e a volta à rotina é um drama. Voltar a enfrentar o estresse das provas pode ser traumático para muita gente mas você deve saber que para melhorar o rendimento e diminuir esse estresse é necessário organização e disciplina. Neste artigo do umCOMO damos alguns truques e conselhos para saber como organizar o tempo de estudo.

Vai precisar de:
  • Uma folha de papel.
  • Uma régua.
  • Um lápis.
  • Uma caneta.
  • O horário das aulas.

Como organizar o seu tempo de estudo

Existem alguns hábitos que podem fazer toda a diferença na hora de organizar o seu tempo para estudar:

Organize todas as matérias entre fáceis e difíceis

É necessário organizar todas as matérias. Faça uma lista e tente classificar as matérias por dificuldade: baixa, média ou alta. Verá que a maioria se encontra na categoria de dificuldade média, enquanto as que acha mais simples estão entre as de dificuldade baixa e as difíceis em dificuldade alta. Preste atenção principalmente nestas últimas, pois terá que dedicar a elas o dobro de trabalho.

Um tempo para cada matéria

Designe um tempo de estudo diário para cada matéria. Costuma-se dizer, tanto no colegial como na universidade, que os planos de estudo são feitos para que o aluno se dedique oito horas por dia, como se fosse um trabalho, contando também as horas que usa na aula. Tente dedicar cada dia entre 15 e 30 minutos para as matérias de dificuldade baixa, entre 30 e 45 minutos para as matérias de dificuldade média e entre 45 e 60 minutos para as matérias de dificuldade alta.

Rotina de estudos

Você não precisa estudar tudo todos os dias, não é necessário, mas deve tentar dedicar um tempo para repassar a matéria que teve nesse mesmo dia e preparar as do dia seguinte.

É importante que não abandone o horário diário quando tiver provas ou se aproximar um momento importante, pois depois será muito complicado recuperá-lo. Tente dedicar umas duas horas diárias ao estudo, mais um repasso rápido das matérias do dia e do dia seguinte.

Cada pessoa é diferente e tem uma facilidade e dificuldade específicas. Faça seu horário sendo sincero com você mesmo e tente descobrir que método de estudo se adapta melhor a você: estudar de dia, de tarde ou de noite, fazer pausas no estudo cada 15 minutos, meia hora ou cada hora, etc. Todos temos um método adequado para nós, tente descobrir o seu.

Crie seu próprio horário em função das suas possibilidades: atividades extraescolares, tempo com os amigos, horário de aula, etc. É muito útil organizar todas as horas do dia, dedicando tempo às atividades de lazer e necessidades básicas: uma hora para tomar café da manhã, uma hora para comer, outra para jantar e mais ou menos oito horas para dormir.

Calendário de estudos

Por sua vez, é muito útil ter um calendário mensal para ver, de uma só vez todas as atividades que teve no mês, tanto as provas como as atividades de lazer, tipo aniversário, competições, viagens, etc. Na imagem você pode ver um exemplo de um organizador mensal que ajudará você a reajustar seu horário quando tiver outros planos, dedicando mais horas de estudo do que o normal a certas matérias quando se aproximar uma prova da mesma, por exemplo.

Lugares apropriados para estudar

Quando chega a hora de se concentrar para estudar é necessário encontrar um lugar apropriado para o fazer. Longe de ruídos, distrações, limpo, bem ventilado... Estas bem poderiam ser as características de uma casa, um escritório ou inclusive uma biblioteca. Na hora de escolher, existem algumas características que você precisa considerar:

Disponibilidade

Vamos supor que, por exemplo, você não consegue dormir toda a noite e pensa em fazer uma revisão da matéria do exame que está se aproximando. Um bom lugar de estudo deve estar disponível 24 horas. Por isso, neste caso, o melhor seria dispor em casa de um espaço apropriado para o estudo.

Sem interrupções

Para poder estudar com tranquilidade, você deve remontar, sem exagero, à pré-história. Ali não tinha telefone, nem computador, nem celular, nem televisão, nem revista em quadrinhos... Procure um lugar vazio e sem distrações. Aqui o melhor espaço seria, sem dúvida, uma biblioteca. Um lugar em que a concentração de outros ajudará você a se empenhar no estudo.

Mesa ampla

Quando você está estudando várias matérias ao mesmo tempo, às vezes é difícil poder colocar todos os livros sobre a mesa, sobretudo se esta for pequena, pois ficará pouco espaço para estudar com comodidade. Nesse caso, procure uma mesa ampla o suficiente para que não perturbe seu trabalho. Esta poderia ser a da biblioteca ou a da cozinha.

Materiais de estudo

Lápis, canetas, folhas e livros de consulta são sempre imprescindíveis para todo o estudante. Tenha-os em conta na hora de estudar. Talvez, o lugar mais apropriado seja a biblioteca da universidade, já que ali encontrará manuais adequados para esclarecer qualquer dúvida.

Iluminação e temperatura

Nem frio nem calor nem sempre com luz artificial. É importante que todo estudante se sente em um local confortável quando vai empreender a árdua tarefa de estudar, se não for assim, dificilmente se concentrará e isto repercutirá em seu rendimento. Procure um lugar perto de uma janela e onde não bata muito sol.

Quadro de avisos

Quadro de avisos ou de cortiça, tanto faz. O essencial é que o aluno faça planos de estudo e que os cumpra com rigor, que os tenha bem visíveis e possa ir anotando as tarefas que já foram concluídas.

Leia também: Como ser mais organizado nos estudos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar o tempo de estudo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Não desespere, se conseguir seguir o horário suas notas melhorarão e você verá como existe tempo para tudo.
  • Preste atenção nas aulas e faça suas anotações, verá como o tempo de estudo em casa se reduz.
  • Seja organizado e anote as tarefas que deve realizar para não se esquecer de as fazer.