Partilhar

Como organizar o regresso às aulas

Por Redação umCOMO. Atualizado: 18 dezembro 2019
Como organizar o regresso às aulas

Quando as férias grandes terminam, é hora do regresso à escola, hora de regressar à rotina, e fazer com que crianças pequenas e os adolescentes voltem a adquirir os hábitos perdidos durante as férias. Isto pode ser um pouco complicado para alguns e ainda mais para aquelas crianças que estão iniciando os estudos. Por isso, devemos ter em conta algumas dicas para tornar o início das aulas mais suportável, bem como economizar ao máximo no regresso às aulas. Em umComo, oferecemos alguns conselhos sobre como organizar o regresso às aulas.

Também lhe pode interessar: Como se destacar na escola

Mochila, livros, uniforme...

Chegou a hora de iniciar um novo ano escolar: Prepare a mochila com os livros e todo o material escolar necessário para o regresso às aulas, bem como o uniforme, no caso daqueles que o utilizam. É importante que as crianças escolham sua pasta, livros, estojos ... porque assim sentirão mais gosto para frequentar as aulas. Também é uma boa ideia que as crianças ajudem os pais na hora de forrar e etiquetar os livros, pois se trata de uma tarefa conjunta.

Como organizar o regresso às aulas - Mochila, livros, uniforme...

Coloque o despertador novamente para tocar

A partir de agora, todas as manhãs, o despertador voltará a tocar, isto é, você voltará a madrugar e isso é algo que se torna em uma dura tarefa para algumas pessoas. Além disso, durante o verão, nós mudamos nossos horários e costumamos perder o hábito de dormir mais cedo, de forma que devemos voltar à rotina gradativamente. Recomenda-se não esperar o primeiro dia de aula, mas começar a madrugar já durante os dias anteriores para que não seja tão difícil.

Como organizar o regresso às aulas - Coloque o despertador novamente para tocar

Sem tensão

Embora seja muito normal que as crianças fiquem um pouco nervosas ao voltar para a escola, é importante que não sintam que este é um problema e que não o enfrentem com tensão e ansiedade. Enquanto alguns vão estar ansiosos para voltar a ver os seus colegas e professores, outros preferem não voltar às aulas, especialmente aqueles que começam a escola pela primeira vez, os que estão se transferindo da escola para o instituto ou aqueles que mudam de colégio.

Os pais devem se esforçar para que isso não aconteça. Devemos transmitir-lhes tranquilidade e segurança no regresso às aulas, coisa que faremos através de comunicação e apoio.

Como organizar o regresso às aulas - Sem tensão
Imagem: elcomercio.es

Motivação ao máximo

É importante que as crianças frequentem a escola motivadas, com vontade de participar nas atividades e de fazer novos amigos. Durante os últimos dias de férias, devemos animá-las e contar-lhes tudo o que aprenderão e farão no colégio: excursões, amigos, novos professores/as... para que considerem o regresso às aulas um momento de alegria.

Como organizar o regresso às aulas - Motivação ao máximo
Imagem: baicaio.com

Outras atividades

Com o regresso às aulas, as crianças reiniciam também as atividades extraescolares, que deveremos escolher em função de seus gostos e interesses: esportes, música, trabalhos manuais, dança, etc. Esta também será uma boa forma para se relacionarem com outros colegas que não sejam apenas os da sua sala de aula.

Como organizar o regresso às aulas - Outras atividades

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar o regresso às aulas, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • É muito importante que as crianças tenham vontade de regressar à escola, caso contrário, deveremos motivá-las.

Escrever comentário sobre Como organizar o regresso às aulas

Como organizar o regresso às aulas
Imagem: elcomercio.es
Imagem: baicaio.com
1 de 6
Como organizar o regresso às aulas

Voltar ao topo da página