Como organizar minha agenda

Como organizar minha agenda
Imagem: zerohora.clicrbs.com.br

Muita gente acha inútil ter agenda, mal saibam que é uma ótima ferramenta para quem quer ter suas coisas organizadas. Você pode ter uma agenda profissional e uma agenda pessoal ou pode usar uma só agenda para as duas funções. Veja as dicas que nós em UmComo.com.br preparamos para você descobrir tudo sobre como organizar minha agenda!

Agendas eletrônicas

Agendas eletrônicas são muito eficientes porque nelas dá para você fazer lembretes sobre aniversários, datas comemorativas, provas que estão se aproximando... Mas o único problema delas é que como todo equipamento eletrônico tem que ser recarregadas seja por uma bateria fixa ou móvel. Então a dica para que você tenha sua agenda sempre em mãos é que você sempre lembre de manter as baterias carregadas no nível certo para que não perca os compromissos agendados lá.

Agenda física com folha de papel

Compre uma agenda com folhas suficientes para durar o ano inteiro. Se você for dividi-la para usar profissionalmente e para organizar sua vida pessoa, é necessário que ela tenha o dobro de folhas, assim você não precisa ficar fazendo aquelas anotações no cantinho, em letras minúsculas que você acaba não entendo nada depois.

 

Começando a se organizar

Primeiro você tem que decidir pra que vai usar a agenda, se for usar para o quesito profissional e o pessoal junto divida em frente e verso. Na frente você vai escrever: “compromissos pessoais”, e no verso escreva: “compromissos profissionais”, assim você vai saber do que se trata cada assunto que você colocar lá.

Nunca se esqueça de colocar a data

Pode parecer desnecessário, mas é muito importante que você coloque a data em todas as folhas que você escrever. É muito fácil ficar perdida no tempo, então para saber quantos dias faz que você fez um compromisso, ou que entregou um trabalho, ou mesmo que fez um pagamento é importante que você anote tudo, caso tenha alguma dúvida é só conferir.

Faça listas com suas dívidas

Na parte de “compromissos pessoais” ou na agenda pessoal, escreva uma lista com todos os seus gastos e conforme você for quitando suas dívidas vá assinalando com um “ok” em outra cor na frente no item, e coloque a data que você fez o pagamento. Isso vai facilitar muito sua vida, principalmente na hora de fazer outras contas quem sabe visualizando o quanto você gasta seja mais fácil para você poupar dinheiro.

 

Nomear a agenda física

No primeiro dia que você usar a sua agenda não se esqueça de colocar seu nome no espacinho específico para isso ou no verso capa. Esse item é importante porque caso esqueça em algum alguém vai lembrar de devolvê-la a você, assim você não corre o risco de perder seus compromissos mais importantes.

Não use a agenda como diário

Diários físicos são muito perigosos, não escreva seus segredos mais cabeludos na agenda, isso pode fazer com que você se exponha demais caso alguém a encontre, então na agenda pessoal escreva os seus compromissos como: compras, vendas, horários de entrega de trabalho, lembretes de aniversários de amigos, datas especiais etc. Nada de escrever segredinhos, eles podem te comprometer!

Assinatura de amigos

Caso você seja uma daquelas pessoas que gosta de ter depoimentos de amigos em sua agenda, faça-os escrever nos espaços em branco dos dias passados ou em folhas que não tenham numeração de dia nem marcação de mês, caso contrário você vai perder uma folha que poderia ser importante, pois nela poderia estar marcada uma coisa referente aquele dia.

Outras dicas

Pode parecer coisa de “menininha”, mas agendas facilitam a vida de muita gente. Ninguém é obrigado a decorar datas importantes, mas é obrigado a cumpri-las. Então perca o apelido de “relaxado, e sem noção” adote as agendas como parte da sua rotina e verá como será mais fácil organizar sua vida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar minha agenda, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.