Como o Brasil é visto no exterior

Como o Brasil é visto no exterior
Imagem: insper.edu.br

Há anos o Brasil vem trabalhando para mudar sua imagem no Exterior. Para isso, investiu milhões de reais em estádios e infraestrutura para receber os estrangeiros durante a Copa do Mundo de 2014 e continua investindo para as Olimpíadas de 2016. Na Copa do Mundo, o país tornou-se motivo de piada depois de perder de 7 a 1 para a Alemanha. O que podemos esperar das Olimpíadas? Bom, o país é conhecido mundialmente pelo seu futebol e, como não podia deixar de ser, pelas festividades do carnaval. Neste artigo em umComo, saiba como o Brasil é visto pelos estrangeiros e o que cada brasileiro pode fazer para melhorar a imagem do país mundo afora.

Pontos Fracos

  1. O brasileiro dá mais importância para o futebol do que para a política - isso não era totalmente mentira, não é mesmo? Mas, de uns tempos para cá, o povo brasileiro tem externado sua revolta e descontentamento com o governo e tem pedido mudanças, através de protestos e manifestações.
  2. Tudo se resolve à base de propina - do povo às autoridades, todos os brasileiros são corruptos ou corruptíveis.
  3. A violência assola nosso país - como nem só de notícias boas vive o mundo, a violência de nossas grandes cidades também é notícia internacional. Há quem não queira vir para o Brasil, com medo de uma bala perdida, de assalto e do tal “sequestro relâmpago”.
  4. Mulher, praia, futebol e carnaval - esse é o estereótipo vendido lá fora. Por isso, há tanto empenho do governo em desfazer esse paraíso sexual que os gringos pintam do Brasil.
  5. Acredita-se que os brasileiros valorizam a cultura e os países internacionais, menosprezando tudo o que pertence ao âmbito nacional.
  6. Alguns turistas que vieram a passeio ao Brasil, saíram entristecidos com algumas questões: o Brasil é muito burocrático; os preços são essencialmente altos e a mobilidade urbana ainda deixa muito a desejar. Principalmente, nas grandes cidades e capitais.

Pontos Fortes

  1. No exterior a mão-de-obra brasileira é valorizada - os brasileiros são vistos como funcionários criativos, capazes de se reinventar e reagir rapidamente.
  2. O Brasil é um país festeiro - muitos gringos acreditam que aqui tem festa e gente dançando a todo momento. Isso porque a propaganda feita lá fora, sempre mostra o Brasil como um paraíso tropical, com gente animada o tempo inteiro. Mas, não é bem isso o que eles encontram quando aterrissam por essas bandas de cá.
  3. O brasileiro é alegre e hospitaleiro.
  4. O futebol brasileiro é visto como um dos melhores do mundo, sendo considerado uma fábrica de craques. No entanto, os campeonatos nacionais são considerados muito fracos. Já que nossos melhores jogadores estão defendendo times internacionais.
  5. O brasileiro é muito patriota. Embora o país esteja passando por crises nos setores econômico e político, o brasileiro esquece todos os problemas quando sua seleção entra em campo.
  6. O Brasil possui inúmeras paisagens líndíssimas, dignas de belos cartões postais.
  7. Havia grande dúvida sobre a capacidade do Brasil sediar um evento tão grande quanto a Copa do Mundo. Muitos desacreditaram. Mas, o país teve uma boa política de divulgação e estruturação.

Leia também: Por que no Brasil não neva? - Não é bem assim...

Imagem: cidadenova.org.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como o Brasil é visto no exterior, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.