Como nomear os ácidos

Como nomear os ácidos
Imagem: fotosantesedepois.com

As nomenclaturas usadas para nomear os ácidos que encontramos no vinagre, no leite, no estômago, frutas cítricas e outros ácidos do nosso cotidiano possuem uma origem. Muitas vezes ela está ligada ao local em que o ácido foi encontrado, mas para definir o nome existem regras mundialmente válidas.

A IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada) é o órgão responsável pela regra de nomenclatura válida para todos os ácidos, funções inorgânicas e orgânicas existentes. Neste artigo de umComo sobre como nomear os ácidos deixaremos as regras e alguns exemplos, mas primeiramente, é necessário saber que a nomenclatura para hidrácidos é diferente dos oxiácidos. Começaremos pelos hidrácidos.

Passos a seguir:
1

Hidrácidos

Os hidrácidos são ácidos que não possuem oxigênio (O), sendo facilmente identificados pela suas siglas. A regra para nomear hidrácidos é a mais simples, basta adicionar "ídrico" no final do nome do elemento. Alguns exemplos são:

HCI = ácido clorídrico (H = hidrogênio + CI = cloro)

HF = ácido fluorídrico (H = hidrogênio + F = fluor)

HCN = ácido cianídrico (H = hidrogênio + CN = cianeto)

2

Oxiácidos

Para nomear os oxiácidos é preciso um pouco mais de neurônios. A primeira regra que devemos ter em mente é que o nome varia de acordo com a quantidade de oxigênios, que fazem com que se altere o NOX (Número de Oxidação). Exemplo:

H2CO3 → 2 H+ + CO3-2=Ácido carbônico

  • O ânion CO3-2 é chamado de carbonato, logo, a nomenclatura deste ácido incluirá o sufixo ico.

HClO → H+ + ClO-

  • O ânion ClO- é chamado de hipoclorito, logo, a nomenclatura deste ácido incluirá o sufixo oso.

A regra utilizada para nomenclatura dos Oxiácidos é, de ânion para sufixos, ATO = ICO e ITO = OSO. Porém, existe também os prefixos per e hipo. Para uma explicação mais detalhada, vamos usar o cloro como exemplo - note que o nome varia de consoante ao NOX do cloro:

  • HClO4 = Ácido perclórico → 4 ou mais átomos de oxigênio
  • HClO3 = Ácido clórico (padrão) → 3 átomos de oxigênio
  • HClO2 = Ácido cloroso → 2 átomos de oxigênio
  • HClO = Ácido hipocloroso → 1 átomo de oxigênio

Veja também:

  • Qual a diferença entre ácido e base?
  • Qual a diferença entre ânodo e cátodo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como nomear os ácidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.