Partilhar

Como nasceu a expressão Pagar Mico

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como nasceu a expressão Pagar Mico

Você já pagou muito mico na sua vida? A expressão bastante comum no linguajar do povo brasileiro possui o famoso significado de passar vergonha e se dar mal, não é? Mas qual é a origem desse termo tão utilizado na cultura do povo brasileiro? Saber a origem de nossas palavras e suas origens é também conhecer um pouco de nossa nação, descobrindo em que ele se inspira e no que é referencial a ela. Nesse artigo de umComo, vamos buscar desenvolver e explicar Como nasceu a expressão pagar mico, para te ensinar mais acerca dos teus costumes e das tuas gírias!

Também lhe pode interessar: O que significa pagar peitinho

Origem da expressão

A gíria, muito espalhada pelo Brasil e constantemente utilizada nos mais diversos meios de comunicação do país, é originada de um jogo de cartas que é pouco jogado hoje em dia. O Mico é um jogo de baralho formado por animais, porém o único animal que não possui um par é o mico. Quem fica com o Mico perde o jogo! Por isso, pagar o mico significa passar vergonha: perder o jogo é pagar o mico e ninguém gosta de ser perdedor, não é!?

Significado da expressão

Pagar mico nada mais é do que passar vergonha! Quando por exemplo, se leva um tombo na rua sem querer, o povo utiliza o termo "pagou mico!". Ou quando alguém se submete a fazer uma coisa muito ridícula em troca de algo, as pessoas falam "Eu não pagaria esse mico". Dessa maneira, observa-se que pagar mico tem sentido restrito e único. Além disso, "pagar micão" é passar uma bela de uma vergonha! Alguns dos sinônimos do termo são manota, passar vergonha, pagar carão e fazer o chico. Quando alguém lhe falar isso fique atento, porque se não vai passar vergonha!

Como nasceu a expressão Pagar Mico - Significado da expressão

O jogo mico

O jogo mico é um jogo de cartas composto por um baralho de 54 cartas. Nas cartas existem animais representados por seus pares de macho e fêmea. O jogo pode ser jogado em até quatro pessoas. Tirando os coringas e deixando o mico, distribua as cartas entre os jogadores de maneira que não sobre nenhuma carta fora das mãos. Depois, os jogadores devem descer os pares formados nas mãos. Aí então jogo começa. O jogador 2 (exemplo) deve retirar uma carta aleatória da mão do jogador 1. Se formar um par, desce-o. A formação destes pares deve se seguir até ao fim do jogo, quando um jogador ficar com o mico em mãos.

Quem ficar com o mico é o perdedor e quem fizer mais pares é o ganhador. Esse jogo é aconselhável para crianças de até 10 anos, sendo um jogo de cartas inocente e não viciante!

Dicas para não pagar mico

Bem, para não pagar mico é só ser ligeiro, esperto! Não há dúvidas de que todos nós pagaremos mico ao menos algumas vezes na vida, mas é importante ficar esperto e ter autocrítica para não passar vergonha, né? A maior dica para não passar mico é com certeza ser ligeiro e ser esperto na hora que pagar mico! Dê uma olhada nesses nossos outros artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como nasceu a expressão Pagar Mico, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário sobre Como nasceu a expressão Pagar Mico

Como nasceu a expressão Pagar Mico
1 de 2
Como nasceu a expressão Pagar Mico

Voltar ao topo da página