Partilhar

Como não ser pego no plágio - guia definitivo!

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 28 setembro 2017

Desde que existe o mundo, existe o plágio. O famoso documentário "Everything is a Remix" provou que todos os processos criativos são em maior ou menor grau uma maneira de plágio e muitas pessoas sabem fazer isso de maneira qualificada e original. Outras não. No entanto, o plágio no meio acadêmico tem se tornado cada vez mais comum e muitas pessoas buscam cada vez mais maneiras de fazer plágios. Só que com essa crescente, diversas ferramentas anti-plágio estão se desenvolvendo, como indexadores que tentam identificar plágios em obras acadêmicas e são muito eficazes nesse aspecto. Nesse artigo de umCOMO, vamos tentar te dar as melhores dicas de Como não ser pego no plágio, de como não ser acusado de cópia, além de tentar encontrar falhas nos programas de detecção de plágio. Continue lendo para entender mais sobre cópias e plágios dentro do meio acadêmico!

Como plagiar um trabalho

É claro que a primeira dica para você não ser pego no plágio é não ser descarado na hora de copiar alguma coisa. Parece óbvio, mas para fazer um bom plágio, você não pode dar um copiar e colar em um artigo científico e monografia inteira e achar que vai se dar bem. Lembre-se de reorganizar as palavras, buscar sinônimos, alternar textos, mudar citações, coisas assim. O exercício de trabalhar na hora do plágio economiza problemas e dores de cabeça. Não seja preguiçoso na hora de ser preguiçoso!

Uma boa dica para quem deseja plagiar um trabalho e não deseja ser pego na hora de cometer sua irregularidade é buscar por artigos que não estejam na nossa língua. A tradução de uma monografia ou artigo científico de uma outra língua é uma ótima pedida. Especialmente quando falamos de línguas que não são o inglês. A chance desses plágios serem pegos é quase zero, inclusive não existem programas capazes de detectar traduções com facilidade, além do acesso a publicações que não sejam em inglês bastante pequeno pela nossa academia.

Outra técnica importante para não ser pego no plágio é não ser descarado e roubar apenas a ideia dos produtores de conhecimento. Portanto, na hora de fazer o artigo, você rouba somente as ideias e o projeto de pesquisa, mas não rouba o texto. Ninguém pode te culpar por duas pessoas terem a mesma ideia. O plágio ou o direito autoral residem no texto e não nas ideias. A grande questão é que se alguém perceber que o plágio for muito na cara, as pessoas dentro do meio acadêmico irão deixar de te considerar para sempre e você poderá deixar de lado para sempre o trabalho acadêmico, mestrados e doutorados possíveis.

Como não ser pego no programa de plágio

A academia vem desenvolvendo diversos programas de detecção de plágio ao longo dos anos, afinal, professores e avaliadores não tem a capacidade de identificar e ter acesso a toda produção acadêmica do mundo. No entanto, existem alguns jeitos de despistar esses programas que podem te ajudar na hora de fazer alguns plágios.

Uma das maneiras mais comuns e eficazes na hora de mudar o texto do plágio é substituir todos os espaços por letras em branco. Dessa maneira, a detecção por texto é burlada, haja vista que não é possível detectar letras em branco. Essa é uma das melhores maneiras de como não ser pego no plágio.

Evitando plágio

Se você apenas está com preguiça de escrever e não tem muitos recursos e nem deseja plagiar, ou se é um trabalho de pouca importância, você pode utilizar citações acadêmicas. Através de citações diretas ou indiretas, você pode dizer o que já foi dito sem precisar ser processado ou ter seu trabalho zerado. Logo, a academia permite o plágio, é só você dar crédito para as pessoas e não dizer que aquela produção é sua.

Além disso, recomendamos que você não cometa plágios, pois, se pego, além de ter sua moral acadêmica pisoteada e jogada no lixo junto com a sua carreira, plágio é crime de violação do direito autoral e parece que terá um reforçamento penal no novo código penal contra plágios. Você não pode ser preso, mas pode ser processado de diversas maneiras e perder um bom dinheiro por causa de preguiça.

Leia também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como não ser pego no plágio - guia definitivo!, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como não ser pego no plágio - guia definitivo!

Voltar ao topo da página