Partilhar

Como motivar os meus filhos

Por Sara Viega. Atualizado: 5 agosto 2019
Como motivar os meus filhos

A motivação é fundamental para realizar qualquer atividade com interesse e entusiasmo, por isso motivar os seus filhos é fundamental para a sua aprendizagem. Se as crianças se sentirem motivadas, estarão mais predispostos a aprender, a se envolver e pôr todo o empenho em conseguir qualquer objetivo. É muito importante trabalhar a motivação desde casa para que sejam capazes de fazer tudo o que se proponham, desde a tarefa mais cotidiana até às que sejam um desafio. Por isso em umComo.com.br explicamos a você como motivar os seus filhos.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu filho fuma
Passos a seguir:
1

Como pai você tem uma grande responsabilidade para que os seus filhos cresçam sentindo que podem conseguir o que desejam com esforço, vontade e interesse. Uma boa forma de começar a motivá-los é contando contos ou histórias desde bem pequenos. É uma via muito útil para motivar e fazer com que sintam vontade de fazer coisas, pois as histórias podem ter uma forte influência em seu comportamento.

Como motivar os meus filhos - Passo 1
2

Faça uso de sua imaginação, há que saber distrair uma criança conseguindo cativar e atrair a sua atenção. Pode inventar algum tipo de personagem tendo sempre em conta os gostos de seu filho e lhe propor desafios com ele. Criando essa personagem fictícia e como se fosse um jogo, pode conseguir que seu filho se sinta motivado a fazer coisas.

3

Deve ser sincero com o seu filho e contar-lhe coisas que você vivia de pequeno, porque não há nada melhor que as vivências pessoais para que o seu filho escute e se sinta identificado com você. Conseguirá sua empatia e que compreenda que você foi criança e sabe o que isso significa. É muito importante ter uma atitude positiva, alegre e animada; seu filho deve notar e sentir que a vida deve ser apreciada e vivida com alegria.

Uma boa atitude perante a vida pode fazer com que tudo seja possível, é uma importante lição que deve ser ensinada às crianças e é a base para a motivação.

Como motivar os meus filhos - Passo 3
4

Procure modelos positivos que seu filho possa valorizar e admirar além da família. Pessoas que sejam um modelo a seguir por sua atitude, porque lutam pelo que desejam, porque perseguem seus sonhos e o fazem desde uma perspectiva positiva e respeitosa com o meio. Seus filhos devem sentir que com esforço, interesse e perseverança tudo é possível. Assim, aproveite a mais mínima ocasião para falar dessas pessoas.

5

Valorize os esforços de seu filho, deve observar o que faz e apreciar o seu trabalho, inclusive se não consegue o que desejava. Tem que reconhecer e reforçar o seu comportamento positivo, para que continue lutando até conseguir o que se propõe. Se notar que você o apoia, o ama e o felicita, se sentirá forte e motivado para seguir em frente e melhorando.

É muito importante explicar com clareza o porquê das coisas, não pense que porque é pequeno não vale a pena dar explicações. Pense que é uma pessoa e sua aprendizagem depende de seu esforço. Quanto melhor explicar as razões, melhor as entenderá.

Como motivar os meus filhos - Passo 5
6

Envolva seu filho nas decisões que possam corresponder a ele para que sinta que sua opinião importa. Se nota que é partícipe de qualquer assunto, gostará de se envolver.

Quando se trata de algo que não goste, deve se mentalizar que deve fazê-lo, e dar as razões com tempo suficiente para que assimile. E nesse sentido é fundamental que como pai ensine com o exemplo; deve ser coerente e ver que como pai, você faz o que diz. Lembre-se que é a sua máxima referência.

7

Deve sempre propor tarefas que seu filho possa realizar sem riscos e sem problemas. No caso de tarefas complicadas, é conveniente marcar objetivos a curto prazo que sejam simples e alcançáveis para que não se entediem na metade da tarefa. É fundamental para que seu filho se sinta motivado que entenda que um erro não é um fracasso, mas uma oportunidade para melhorar e lutar. Deve compreender que a vida é um contínuo processo de aprendizagem e que não tem que ter medo de errar. Por último, não se esqueça de destacar as suas virtudes; deve sentir que confia nele para superar qualquer desafio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como motivar os meus filhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como motivar os meus filhos

Como motivar os meus filhos
1 de 4
Como motivar os meus filhos

Voltar ao topo da página