Como motivar as crianças a escrever

Como motivar as crianças a escrever

Escrever é uma atividade própria dos seres humanos, os únicos capazes entre os seres vivos de se comunicar através da palavra como símbolo básico. Possuímos a possibilidade de nos expressarmos de forma oral, mas também escrita. A primeira, ao ser uma atividade que fazemos constantemente, as crianças não têm problema para colocar em prática, fazem-no quase de forma nata. Mas escrever, ao estar sempre associado com a escola e o tédio, para as crianças não é motivante, e poucas fazem esta atividade com verdadeiro prazer. Em umComo.com.br oferecemos a você alguns conselhos para descobrir como motivar as crianças a escrever.

Vai precisar de:
  • Paciência
  • Lápis
  • Lápis de cor
  • Caderno
  • Folha em branco
Passos a seguir:
1

As crianças devem considerar a escrita uma atividade lúdica e divertida. Tanto em casa como na escola devem ter esta sensação.

2

É importante que as crianças leiam e gostem de fazê-lo. Desta forma elas associarão a magia dos livros com a escrita e com o conteúdo dos mesmos.

Imagem: cuidardebebe.com
3

O tema da escrita deve ser escolhido pela própria criança. Devem ser elas a decidirem sobre o que querem escrever, geralmente escrevem sobre aquilo que mais gostam.

4

O lugar onde vão desenvolver a atividade deve ser igualmente livre, onde elas se sintam mais cômodas, mais seguras e onde a atividade seja relacionada com o jogo e a alegria.

Imagem: balaozinhomagico.com.br
5

É importante o desenvolvimento desta atividade dependendo da idade, mas desde que possam pegar um lápis, devem brincar com eles, usar cores, brincar com livros, pintar em cadernos, etc.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como motivar as crianças a escrever, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Participe com as crianças em atividades que as aproximem aos livros.
  • É importante que a criança veja sempre a escrita nos adultos como uma atividade agradável.
  • Compre para elas lápis, lápis de cor, cadernos e livros para colorir desde uma idade precoce.