Como montar uma ONG

Como montar uma ONG

ONG significa Organização Não-Governamental. Essa sigla é designada a instituições sem fins lucrativos que foram criadas por voluntários em prol de uma causa relevante para a humanidade. Em teoria, uma ONG deve ser mais comprometida com causas políticas e humanitárias e não ter nenhuma intenção de lucrar com isso. Uma das interpretações possíveis é de a ONG é uma forma de lutar por um ideal dentro da sociedade ao lado de outras pessoas que também apoiam a causa. Se você tem uma ideia em mente e acredita que criar uma ONG pode te ajudar a transformar o mundo, o umCOMO te explica como montar uma ONG.

Como funciona uma ONG

Mais do que uma entidade, as ONGs já foram vistas como esperança para o futuro, modelo de trabalho e também filosofia de vida. Apesar de não estarem atreladas ao Governo, elas funcionam em prol justiça e causas que são relevantes para toda a sociedade.

Sob uma explicação simples, as ONGs funcionam a partir da ação de pessoas unidas motivadas pelo mesmo interesse e que não visam ganhar dinheiro com esse trabalho. Trabalho esse, que muitas vezes é confundido com o que deveria ser feito pelo Estado. Ou seja, o que as pessoas da ONG fazem não deve ser interpretado como algo que já não é mais responsabilidade do Estado.

A principal dúvida quanto ao funcionamento de uma ONG é como ela sobrevive se não tem fins lucrativos e não está ligada ao Estado. Como ela trabalha em por um bem comum, acaba sendo interessante que empresas se associem a elas e ajudem financeiramente. Outra fonte de ajuda da ONG são as doações feitas por pessoas que apoiam a causa e o trabalho voluntário por esse ideal. Diferente de uma empresa, as ONGs também podem conseguir descontos em impostos como Imposto de Renda, por exemplo.

Apesar de as ONGs não serem um órgão executivo, para que elas funcionem bem, costumam ter uma organização interna com Presidente, Vice-Presidente, Secretários, Conselheiros e o que mais for necessário. O que acontece hoje em dia é que algumas ONGs se mostraram tão importantes para a sociedade e cresceram tanto que para que elas continuem funcionando e podendo cumprir sua missão é preciso contratar profissionais especializados como administradores, comunicadores ou o que for necessário e eles podem receber salário pela execução de suas tarefas.

Passo a passo para criar uma ONG

As ONGs podem ser montadas no formato de Associação, Fundação, Cooperativa ou OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Púbico). Se você quer montar uma ONG, após ter certeza dua sua decisão, a primeira coisa que você deve fazer é estudar e ver em qual dessas categorias a sua ONG se encaixa:

  • Associação: exige um Estatuto Social elaborado pelos membros, representatividade de uma categoria ou grupo social e beneficiar toda a sociedade;
  • Fundação: bens financeiros livres de um pessoa física ou jurídica serão utilizados em prol de uma causa social e fiscalizados pelo Ministério Público;
  • Cooperativas: sociedades autônomas que têm um contrato que estabelece a obrigatoriedade da contribuição desses bens e serviços propostos para a sociedade, já que as atividades das cooperativas podem ser econômicas no sentido de produzir para beneficiar a própria cooperativa;
  • OSCIP: a diferença da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público é o fato de que elas podem ter parcerias com o poder público mediante um termo e cláusulas específicas.

Ter em mente o tipo de ONG que você quer montar é essencial para seguir os passos corretos. Após ter certeza de qual formato a sua ONG se encaixa, você deve saber quais são os documentos necessários para dar entrada no processo e saber quem são as pessoas que estarão ao seu lado no projeto. Os requisitos burocráticos variam para cada tipo de ONG, mas o que todas elas têm em comum é a necessidade de um projeto e estatuto bem argumentado que justifique a necessidade daquele trabalho para a sociedade.

Estatuto de ONG

Você consegue encontrar online modelos de estatutos de ONGs. Para elaborar corretamente o estatuto de uma ONG, é essencial que você exponha, justifique e argumente os seguintes pontos:

  • Objetivos da ONG;
  • Nome e local da sede;
  • Direitos e deveres dos associados e os requisitos para ser admitido ou expulso da associação;
  • Qual será a fonte de recursos para a manutenção da ONG (em casos de Fundação é preciso comprovar que você tem de onde tirar esses recursos);
  • Como funcionará a administração da ONG e como os seus gestores serão escolhidos;
  • Requisitos para uma assembleia geral

Como abrir uma ONG para animais

As ONGs de proteção animal têm um trabalho importantíssimo ao dedicarem-se exclusivamente a nichos que nem sempre são prioridades do Estados. Uma ONG para animais deve ser criada sob o mesmo estatuto de ONG citado anteriormente, a diferença é que os pontos a serem pensados terão um enfoque em animais, podendo ser sobre uma espécie específica ou não. ONG.

Um problema comum na hora de elaborar o estatuto é se perder quanto à causa tentando ampliar o objetivo inicial. É preciso ter cuidado nessa hora e tentar ser o mais objetivo e realista possível quanto aquilo que você conseguirá fazer. Quanto mais definido e objetivo for o seu estatuto, mais chance de a ONG seguir em frente e ampliar as causas no futuro. Outro pré-requisito para abrir uma ONG para animais é estar por dentro das Políticas Públicas e leis que envolvem zoonoses e o nicho da ONG.

Como montar uma ONG de educação

No caso das ONGs de educação também é preciso ter muito cuidado e pé no chão na hora de elaborar o estatuto e pensar que o objetivo de uma ONG nessa área nunca deve ser substituir a escola, apenas complementar, já que educação de qualidade é um dos Direitos Humanos e obrigação do Estado.

Antes de elaborar o estatuto, você pode propor e pensar em parcerias com instituições que ajudariam com materiais didáticos, por exemplo, um dos maiores gastos dentro do núcleo educacional.

É possível criar uma ONG e ganhar dinheiro?

Sim, é possível criar uma ONG e ganhar dinheiro com isso. Mas esse não deve ser o seu objetivo ao pensar em uma ONG. O que acontece é que com o passar do tempo ONGs bem sucedidas podem funcionar tão bem e crescerem a ponto de precisarem de profissionais qualificados para a execução de tarefas. Portanto, você pode ser funcionário de uma ONG e ter o seu salário como administrador, assessor de imprensa, publicitário ou outro cargo.

A questão é que uma ONG nunca deve nascer de uma ideia economicamente ambiciosa e sim a partir de projetos sociais e políticos onde o dinheiro será apenas uma consequência do bom trabalho que foi tão bem executado a ponto de receber incentivos corporativos para que o projeto continue funcionando e crescendo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como montar uma ONG, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.