Partilhar

Como memorizar melhor

Como memorizar melhor

Memorizar informação, conceitos ou conhecimentos é uma técnica que teremos que usar durante toda a nossa vida. Não é algo válido apenas para a nossa etapa de estudantes, existem muitas ocasiões em que precisamos memorizar alguma explicação, definição ou processo para expor ou explicar depois em nosso meio profissional ou pessoal. Por isso saber direito como memorizar melhor é fundamental para ajudar em seus estudos e também em sua vida cotidiana. Por isso, neste artigo de umComo.com.br damos a você os nossos melhores truques para conseguir isso de forma eficiente.

Também lhe pode interessar: Como memorizar mais rápido
Passos a seguir:
1

O primeiro e mais importante antes de tentar memorizar melhor, é ter claro que devemos estar absolutamente concentrados naquilo que planejamos gravar em nossa mente com o objetivo de memorizar direito. Focar no que estamos vendo ou lendo, prestar atenção absoluta e entender é fundamental para um bom resultado.

No nosso artigo como aumentar a memória e a concentração damos alguns truques para conseguir focar com mais facilidade.

Como memorizar melhor - Passo 1
2

Quando estiver completamente concentrado e pronto para memorizar, então pode recorrer à clássica técnica de repetição. Repetir várias vezes um conceito ou definição em voz alta permite gravá-lo em nosso cérebro de forma eficiente; quando achar que está memorizado deverá fazer o teste e pedir para alguém perguntar sobre aquilo que tenta aprender. Ao repetir e explicá-lo para mais alguém poderá não só comprovar se sabe mas também fixá-lo ainda mais no seu cérebro. Esta técnica é infalível.

3

Outra forma de memorizar melhor é ler várias vezes o que tenta aprender e depois fazer um resumo disso. Ao ler o mesmo várias vezes e depois tentar resumir com suas próprias palavras, conseguirá memorizar de forma eficiente e repetir com conceitos e palavras que lhe soam familiares, sentindo-se bem mais cômodo com a informação.

Já explicamos no primeiro passo, mas nunca é demais repetir: para memorizar deve entender tudo o que está lendo, por isso esclareça qualquer dúvida antes de seguir com o trabalho.

Como memorizar melhor - Passo 3
4

Se o que tenta memorizar melhor é muito complexo ou longo, então pode optar por diferentes técnicas para gravar em sua memória, por exemplo:

  • Memorizar o conceito com alguma música; quando existe música envolvida o nosso cérebro consegue reter melhor o que escutamos e tentamos aprender.
  • Usar letras ou siglas para gravar nomes ou conceitos de forma rápida e fácil.
  • Usar a rima quando se trata de nomes ou conceitos curtos também pode ajudar, não importa que a rima não faça sentido sempre que for possível de memorizar. Por exemplo, qual é o menor planeta do sistema solar? Mercúrio, o planeta do tibúrio. Uma frase sem sentido mas que ajudará você a reter esta resposta.
Como memorizar melhor - Passo 4
5

Sublinhar ou ressaltar com cores o que pretende memorizar é uma excelente solução se tiver uma boa memória visual. Se ao invés disso, você for melhor retendo aquilo que escuta ao invés do que vê, então pode ser útil gravar aquilo que precisa reter e escutar depois várias vezes, uma técnica que ajudará você a memorizar melhor.

Como memorizar melhor - Passo 5
6

Outras técnicas que podem ajudar a memorizar melhor são:

  • Ler muitas vezes o que deseja lembrar para fixar em sua memória.
  • Fazer fichas ou esquemas com um resumo dos conceitos com palavras básicas que ajudem você a lembrar.
  • Explicar ou expor a alguém em voz alta o que está memorizando.

Aplicando estas alternativas e, principalmente, mantendo a concentração ao máximo, conseguirá memorizar aquilo que deseja com sucesso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como memorizar melhor, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como memorizar melhor

Como memorizar melhor
1 de 5
Como memorizar melhor

Voltar ao topo da página