Como memorizar mais rápido

Como memorizar mais rápido

Algumas pessoas contam com a habilidade inata de se lembrarem de tudo, mas ter memória é uma faculdade que também pode ser trabalhada treinando e exercitando a mente para conseguir gravar nela a máxima quantidade de informação possível. Quer aprender a reter informação mais rapidamente? Então, não deixe de ler o seguinte artigo de umComo.com.br. Vamos lhe dar algumas dicas e truques que ajudarão você a saber como memorizar mais rápido. Seja para o seu trabalho, para passar em uma prova ou, simplesmente, para se lembrar de coisas básicas do dia a dia (como a lista das compras), estes exercícios de memorização vão permitir trabalhar a sua mente para melhorar essa habilidade e descobrir a potência e o poder desta maravilhosa ferramenta: a memória. Tome nota!

Passos a seguir:
1

Para se lembrar de textos ou de informação, um bom truque é ler o texto em voz alta e depois repetir, também em voz alta. Vá adicionando frases ou informação e repita tudo desde o início, assim sucessivamente. Deste modo, conseguirá ativar a memória com uma ordem específica, de modo que ao aprender as primeiras frases, as outras virão sozinhas. Faça este exercício de repetição até se lembrar por completo do parágrafo, texto ou informação que precisar. Lembre-se: repetir, repetir e repetir até estimular o seu cérebro.

2

Prepare um resumo ou uma lista de tudo aquilo que deseja lembrar, seguindo a ordem em que quiser fazer isso. É importante que a sequência ou lista seja fácil de memorizar, por isso pode fazer por ordem alfabética, por exemplo. Depois, deverá usar o método da repetição, primeiro olhando a lista e, depois, dizendo-a sem olhar.

3

Percebeu como é fácil aprender de cor uma canção? Pois comece a colocar melodia em tudo aquilo que quiser memorizar. Este é um bom truque que ajudará você a que a informação se retenha com maior facilidade e velocidade na sua cabeça. Procure um ritmo diferente, uma melodia simples ou uma canção popular e introduza a letra você mesmo. Recitar será um prazer e ajudará você a memorizar mais rapidamente!

4

Criação de acrósticos ou frases simples. Se precisar se lembrar de grandes informações ou palavras complicadas, pode criar palavras, frases simples ou acrósticos para ser mais fácil de lembrar. Alguns, inclusive, inventam músicas ou relacionam as frases com outras palavras mais simples.

5

O chunking é uma técnica de memorização que se utiliza para agrupar conceitos ou palavras sob um mesmo critério. Por exemplo, se estiver estudando os países, pode dividi-los por continentes, ou se quiser lembrar dos elementos de um motor, pode agrupá-los em sistemas menores. O mesmo acontece com os números, é bem mais fácil de memorizar um telefone se aprender os números em grupo. Lembre-se, o chunking é um bom método de memorização sempre que tiver elementos que possam ser divididos ou repartidos com facilidade.

6

Encadeamento de elementos. Este é outro truque para memorizar elementos que, a priori, não têm nenhuma relação entre si e que não podem ser categorizados, como faríamos com a técnica do chunking. Assim, a técnica do encadeamento significa unir todos os elementos em uma mesma oração; verá que por estranho que pareça, conseguirá memorizar. A imagem da frase aprendida será a imagem-chave para o seu cérebro, sendo evocada e lembrada. É ideal para se lembrar, por exemplo, da lista das compras.

7

Se nossa mente trabalha bem em alguma coisa é na associação de conceitos, um talento que nos permite melhorar a nossa habilidade para memorizar. Se tem um grande poder de imaginação, esta técnica será ideal para você. Com a técnica associativa, conseguirá organizar a memória criando imagens que evoquem conceitos e que criem um mapa mental, que será lembrado. Imaginação ao poder!

8

Envolva todo seu corpo na memorização de conceitos porque os músculos também têm memória! Pense que se repetir muitas vezes o mesmo conceito, a boca lembrará desse movimento, assim como se realizar frequentemente um determinado movimento, seu cérebro irá retê-lo na memória, pois terá se habituado a fazer isso.

9

Por último, deve relaxar e não se pressionar caso não se lembre das coisas. Como em qualquer âmbito, memorizar requer prática, repetição e paciência. Pense que seu cérebro é um músculo que precisa de uma boa dose de trabalho. Se praticar algum destes exercícios diariamente, seu poder de se lembrar aumentará pouco a pouco. Também pode fazer jogos que agilizem seu cérebro como o sudoku ou que ajudem ou obriguem a sua cabeça a lembrar, como o jogo da memória. Experimente!

Além dos conselhos anteriores, recomendamos que coloque em prática os que mostramos para você nos artigos Como exercitar a memória e Quais são os melhores exercícios para minha memória.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como memorizar mais rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.