Partilhar

Como melhorar o meu vocabulário

Por Rebecca Albino. Atualizado: 5 julho 2019
Como melhorar o meu vocabulário
Imagem: www.incm.pt

É através da comunicação, seja ela da forma falada (também conhecida como verbal) ou escrita, que encontramos o jeito mais básico de trocarmos ideias, aprender novas coisas e nos informar sobre o que acontece ao nosso redor. Para total sucesso na hora de nos expressarmos e lidarmos com outras pessoas, um vocabulário rico, que vai além das palavras comuns, é essencial. Por isso que hoje em UmComo ensinamos-lhe como melhorar o vocabulário. Vamos lá!

Também lhe pode interessar: O que é semântica?
Passos a seguir:
1

Procure conversar muito. Pois é, esse é um conselho muito bom e muito fácil, mas tente se aprofundar nele. Procure pessoas de diversos meios sociais e interesses diferentes e converse com elas. Você acabará aprendendo novas formas de empregar palavras, além de conhecer termos novos, sejam eles mais sofisticados ou mais populares. Lembre-se que ter um vocabulário rico, é ter um vocabulário abrangente.

2

Leia. Leia de tudo e com a maior frequência possível. Não pense que ler trata-se apenas de pegar um livro na estante e dar início a leitura. Não é apenas isso. Cada meio possui suas próprias características. O jornal, por exemplo, terá um cunho informativo em seu texto, enquanto em um livro de comédia você encontrará um jeito de se expressar voltado para o entretenimento.

3

Leia os clássicos da Literatura. Em livros escritos há muito tempo, você certamente encontrará palavras que não se usa mais nas ruas ou na literatura mais moderna. Isso lhe ajudará a consultar o dicionário, entenderá a origem das palavras, buscará outras palavras que tenham o mesmo significado e, com isso, seu vocabulário ficará ainda melhor.

4

Procure sempre pensar muito e, com isso, desenvolver novas ideias. Procure não aceitar que uma ideia é fixa. Reflita sobre procurar soluções que vão além do comum. Em que isso ajuda a melhorar o vocabulário? É dessa forma que você acaba desenvolvendo seu senso crítico e sua habilidade em argumentar, dois pontos importantíssimos na expressão. Principalmente a oral.

5

Escreva. Você não precisa ser criativo ou escrever o novo clássico da sua geração. Apenas escreva. Peça alguém para lhe dizer um tema qualquer, como, por exemplo, “O Uso Extremo de Celulares pelos Jovens”, pegue uma caneta e um papel e comece a escrever sobre aquilo. É nessa hora que você notará como o emprego de novas palavras vão vir naturalmente. Sem contar que é com a escrita que você poderá demonstrar sua organização de pensamentos, estruturando-os corretamente nas frases. Aprenderá também a perceber mais rapidamente erros de concordância! É através da escrita que você notará melhor seu domínio do idioma.

6

Faça testes e se não souber, pergunte. A grande vantagem do mundo de hoje em dia é que há de tudo na Internet, incluindo testes e exercícios de Português. Procure por testes desse tipo e caia dentro, faça vários quando estiver com o tempo livre, dentro do ônibus etc. É um jeito simples e divertido de estudar e aprender. Se não souber de alguma coisa, se bateu alguma dúvida, pergunte para outras pessoas, sejam professores, amigos ou familiares. Certamente alguém lhe ajudará!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar o meu vocabulário, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como melhorar o meu vocabulário

Como melhorar o meu vocabulário
Imagem: www.incm.pt
Como melhorar o meu vocabulário

Voltar ao topo da página