Partilhar

Como melhorar minha velocidade de leitura

Por Sara Viega. Atualizado: 5 julho 2019

A leitura é uma das atividades presentes na vida diária das pessoas. No entanto, a mesma adquire maior relevância nos casos daqueles que se dedicam ao estudo ou requerem conhecer grandes quantidades de textos. Se você se encontra nesta categoria é importante que saiba que a velocidade de sua leitura pode ser melhorada seguindo uma série de recomendações e técnicas. Por isso, em umComo.com.br respondemos a seguir à sua pergunta de como melhorar sua velocidade de leitura. Exercitando adequadamente os conselhos que propomos você com certeza vai atingir sua meta.

Também lhe pode interessar: Como melhorar a concentração

Leitura como hábito

Cada pessoa tem uma velocidade de leitura diferente. Pesquisas indicam que a média é de aproximadamente 250 palavras lidas por minuto, ainda que haja quem possa chegar a mil, em função da prática que tiver.

No entanto, de nada serve ler depressa se não se tem uma completa compreensão leitora do texto ao qual você está lendo, por isso o treinamento neste sentido é importante. Uma prática com a qual você vai melhorar as condições de partida na hora de melhorar eficazmente a velocidade de sua leitura.

Condições prévias

Os especialistas recomendam um ponto de partida determinado na hora de melhorar a velocidade de leitura, que é formado por várias atitudes por parte do leitor. Em primeiro lugar, que exista um desejo claro de melhorar a rapidez da leitura. Em segundo lugar, que exista uma predisposição favorável para experimentar novas técnicas e métodos.

Do mesmo modo, também é importante que o leitor tenha a motivação suficiente na hora de praticar estas técnicas. Finalmente, será necessária a correta aplicação das mesmas, as quais devem estar dirigidas a usos específicos.

Técnicas mais relevantes

  • Regularidade. Pratique a leitura regularmente, de modo a tornar-se um hábito para você. Ao constituir-se como uma atividade cotidiana você aprenderá a perceber estes conteúdos de forma natural, pelo que sua velocidade de leitura aumentará sem necessidade de que você se preocupe com isso.
  • Conteúdo superior. Ler as partes superiores dos textos serve para melhorar a velocidade de leitura. Referimo-nos, especificamente, a que você mantenha seu olhar por cima do texto, não de forma horizontal nem por baixo. Isto se deve a que os caracteres são percebidos pela vista com maior facilidade do que em outras angulações.
  • Posição do suporte. O livro, e-book ou computador deve estar posicionado de forma perpendicular à sua vista. Esta posição ajudará você a confirmar os caracteres com maior rapidez.
  • Campo visual. Tente que seu campo visual seja o mais extenso possível, desta forma você ganhará espaço para reconhecer as letras, signos e símbolos. Um truque muito eficaz para ganhar velocidade de leitura.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar minha velocidade de leitura, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como melhorar minha velocidade de leitura

Voltar ao topo da página