Como melhorar a relação com o meu filho

Como melhorar a relação com o meu filho

A relação com a família e, em concreto, com os filhos, não está isenta de problemas. Mas é preciso ser capaz de ter uma boa relação com seu filho, baseada no respeito e no entendimento. Seu filho é um ser a quem deve considerar como um igual, mas muitas vezes os pais não sabem como tratar os filhos e a convivência é afetada pela falta de empatia entre ambos. Neste artigo de umComo.com.br vamos dar algumas dicas a você para que saiba como melhorar a relação com o seu filho.

Passos a seguir:
1

As relações familiares muitas vezes implicam conflitos, especialmente com os filhos. É fundamental saber gerenciar a relação com o seu filho e, com os conselhos a seguir, verá como pode se dar melhor com a sua descendência. Os problemas entre pais e filhos são habituais mas o importante é saber como os gerenciar para que a relação melhore e vá de vento em popa. O básico é o respeito, o entendimento e, acima de tudo, a empatia.

2

Para melhorar a relação com os seus filhos deve ter várias coisas em consideração. Algo fundamental é que haja sempre comunicação entre pais e filhos. Sem comunicação não se promove a relação e a confiança. Demonstre que se importa com o seu filho, pergunte se está tudo bem. Faça o seu filho sentir que sua vida é relevante e, antes de mais nada, não o julgue. Uma comunicação fluente é fundamental para ter sempre uma boa relação e detectar os problemas a tempo. Outro aspecto que deve cuidar é deixar que seu filho tenha o seu próprio espaço e respeitá-lo sempre. Os seus filhos são pessoas que precisam de intimidade e de um lugar onde possam se desenvolver com liberdade e autonomia.

3

Em relação ao espaço vital e pessoal do seu filho, nunca o deverá invadir. Não exagere na curiosidade e não entre em seu quarto para procurar coisas. Se houver uma comunicação constante com seu filho, saberá como vai a sua vida e não terá que recorrer a esse tipo de práticas pouco respeitosas. Deve ser capaz de marcar os limites com seu filho de forma educada, respeitosa e tolerante. É claro que você é seu pai ou sua mãe e tem que colocar regras, mas não exagere sendo um ditador. Não precisa gritar para que seu filho entenda ou faça o que deve fazer. Trate o seu filho como um adulto que o ouve e compreende e ouça a sua opinião.

4

Nunca imponha aos seus filhos coisas que não sejam imprescindíveis e que na realidade respondam aos seus desejos ou pedidos. Pense seriamente no que diz aos seus filhos porque eles não estão ao seu serviço. Deve amá-los, cuidar deles e educá-los para que sejam pessoas maduras e independentes. Qualquer ordem deve ser apoiada com razões, não com caprichos pessoais. O seu filho não é você, isso é algo que se deve lembrar porque muitos pais vivem suas vidas através da vida de seus filhos e isso é um grande erro. Não tente que o seu filho seja o que você gostaria de ter sido. Também é importante que evite proteger seu filho em excesso.

5

Por último, recomendamos que apoie as suas decisões pessoais. Faça o possível para dar a ele oportunidades para cumprir os seus sonhos e projetos de vida. Assessore-o em relação a tudo o que precisar mas nunca imponha o seu critério. O seu dever como pai é ajudar o seu filho a crescer, confiar nele e potenciar as suas habilidades pessoais. Deve ser sempre totalmente sincero com seu filho desde a idade adequada para compreender as circunstâncias da vida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar a relação com o meu filho, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.