Ajudar um filho a aprender

Como melhorar a concentração das crianças

Como melhorar a concentração das crianças
Imagem: sociedad.comohacerpara.com

Não é a primeira vez que deixamos uma criança perante uma folha de papel para desenhar e passados 5 minutos já se está a queixar que está aborrecido. Porque é que isto acontece? Obviamente, há certas lacunas na concentração dos mais pequenos de casa. E como todo o problema tem solução, em umComo.com.br explicamos-lhe como melhorar a concentração das crianças.

Também lhe pode interessar: Como ajudar uma criança distraída

Passos a seguir:

1

Quando a criança ainda é pequena e se encontra em um ambiente que desperta curiosidade por si só para ele, é difícil que se centre em apenas uma tarefa se não estabelecermos horários para diferentes atividades. A primeira coisa a fazer é ensinar-lhe desde pequeno que todas as coisas têm o seu tempo.

2

No momento de melhorar a concentração das crianças são importantes as refeições. Ao serem pequenos é extremamente importante terem uma dieta equilibrada. O café da manhã é a refeição mais importante do dia, procure que seja um café da manhã completo e que esteja presente em todas as refeições da criança.

Como melhorar a concentração das crianças - Passo 2
Imagem: hola.com
3

Menos tempo fechados em casa vendo televisão e mais tempo no parque, a passear ou em contato com a natureza. Tem de se evitar que os nossos filhos passem horas e horas à frente da caixa idiota. Em vez disso, saia para passear com eles e procure que estejam em contato com a natureza, isso fará com que o cérebro se oxigene melhor e possam concentrar-se melhor.

4

Vida saudável e esporte. Já que vai passar mais tempo em contato com a natureza, há que aproveitar e tentar que as crianças façam esporte, tanto um esporte de equipe como um individual, esta atividade irá ajudá-los a exercitar a sua atenção.

Como melhorar a concentração das crianças - Passo 4
Imagem: sinpelosenlacancha.blogspot.com
5

Se se tratar de algum esquecimento de grande importância, não o repreenda. Tente falar com ele, demonstre-lhe o seu afeto e faça-o entender a importância de ter responsabilidade pelas suas coisas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar a concentração das crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
Elisabeth Ferreira Alves
contédos

udos sobre concentração

André Pambo
gostei da experiença
Priscila Lopes
Meu filho está com oito anos,e estou tendo problemas na escola referente à ele.Não fica quieto,a professora disse que ele é muito inteligente faz todos os exercícios e acaba de fazer os deveres e começa a bagunça,conversa muito e na hora que chamam atenção ele para ,mas volta a fazer tudo novamente.Não sei mais o que fazer,me auxilie por favor.
ana maria neta alves
meu netinho de 11 anos de idade - sexto ano fundamental esta com dificuldades para estudar. como ajuda-lo?
A sua avaliação:
Luiza
Gostaria de saber mais sobre como estimular uma criança de 5 anos a se concentrar, e absorver o conhecimento com mais facilidade.
A sua avaliação:
Rodrigo
Boa noite! Meu filho tem 5 anos e não tem concentração não entende quando explicamos as atividades escolares ,pode me ajudar ?
A sua avaliação:
Elivania Macedo
Minha irma sabe ler, ela esta no 1º ano do ensino fundamental, NO ENTANTO NÃO LÊ PARA A PROFESSORA, desta forma acaba ficando atrasada.
Ronaldo Alexandre
Minha filha se distrai ao fazer as tarefas escolaralres, qundo ela ta brincando ta numa boa , falou em fazer tarefa se estressa e da fome ,da sede ,não presta atenção ao que ela lê ,não presta atenção na explicação da professora ,já levamos no oftalmo e ta tudo legal, poderia me dar alguma dica?
doaneta titeva
Eu não sei como ajudar o meu filho para se concentrar na escola,eu tento ajudalo,fazer jogos com ele,falar com ele e mostrar lhe compriençao de minha parte,dou lhe alimentaçao saudavel mas parece que nada ajuda ele diz que na escola não tem amigos e ninguem quer brincar com ele e esta sempre sozinho,e que só punham culpas em cima dele e profesora nao acredita nele e ele diz o que tenho de errado para os outros não gostam de mim?depois diz porque não tenho um pai como os outros meninos que me ajuda e me cumpriende?depois em casa não quer estudar e fazer trabalhos de casa só quer estar no computador ou ver tv mas eu não deixo e os tiro computador para poder fazer algo com ele e depois vai para cama porque tento sempre estabelhecer rotina para comer,tomar banho estudar,brincar mas parece que nada muda na escola e eu começo sentir culpa e pensar que estou fazer algo de errado,e pensar onde estou errar e que ele esta assim por minha culpa e isso deixa me muito triste
Sheila Cristina
Porque na hora de falar realmente em como ajudar a criança vocês querem que a gente se inscreva. Mostre algo que realmente seja útil e assim poderei ter interesse em me inscrever.
Rosenilda
Meu filho não consegue copiar as lições que a professora passa no quadro, fica desatento, parece estar em outro "mundo". Ele tem 6 anos de idade e está cursando o primeiro ano. A professora falou que ele é muito inteligente, já sabe até ler, seu único defeito é não conseguir copiar. O que devo fazer?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosenilda, o melhor que você pode fazer é tentar praticar com ele em casa, para ver se ele melhora essa habilidade. Seja persistente e vai ver como vai conseguir.
Imagem: sociedad.comohacerpara.com
Imagem: hola.com
Imagem: sinpelosenlacancha.blogspot.com
1 de 3
Como melhorar a concentração das crianças