Partilhar

Como me concentrar melhor

Como me concentrar melhor

Hoje em dia temos tantas distrações, tarefas, atividades e temas no ar que nos dificulta a concentração. Para ser uma pessoa mais eficiente em tudo, e desfrutar sobretudo de cada momento ao máximo, temos de estar concentrados para poder perceber cada detalhe. Estar concentrado é saber orientar toda a atenção em um só tema e ignorar todos os restantes. Parece fácil, mas na hora de executar nossas atividades, muitas vezes nos dispersamos com os movimentos ao redor, TV, pensamentos aleatórios, entre outros. De seguida, em umComo vamos lhe dar algumas dicas para saber como se concentrar melhor.

Também lhe pode interessar: Qual é a melhor hora para estudar?

Conheça-se

Para melhorar a concentração é importante que primeiro identifique quais são as coisas que o distraem e as que ajudam você a se concentrar. Se, por exemplo, um tipo de música ajuda você, prepare uma lista de reprodução que não tenha de modificar e revisar e use apenas o PLAY para reproduzi-la. Conhecer-se é a chave de tudo e entender que nem tudo funciona da mesma forma.

Como me concentrar melhor - Conheça-se

Desligue-se

Se vai trabalhar e é propenso a distrações, você deve fazer com que seu meio seja amigável e ajude você a realizar sua tarefa. Já identificou as coisas que ajudam você a se concentrar, agora deve descartar aquelas que podem tirar a sua concentração no momento do trabalho. O mais importante é desligar-se: desligue o celular, não entrar nas redes sociais e, se necessário, usar tampão no ouvido.

Como me concentrar melhor - Desligue-se

Faça descansos naturais

Quando estiver trabalhando em algo pesado e sentir que começou a perder o foco, pare e descanse. Saia para caminhar em um lugar aberto para estar em contato com a natureza. Se tiver a oportunidade de praticar a respiração ou praticar um pouco de exercício rápido, melhor. Incluir conexões naturais no seu dia a dia ajuda na concentração, e também a aumentar a energia e reduzir o estresse.

Como me concentrar melhor - Faça descansos naturais

Medite

A meditação é uma prática orientada para obter um estado de atenção plena. Demonstrou-se que meditando 20 minutos diários podemos aumentar nossa capacidade de concentração. Adicionalmente melhorará seus níveis de fadiga e de ansiedade. Uma prática que definitivamente ajudará você a levar adiante suas tarefas diárias, estando sempre consciente de tudo ao redor, seu corpo e sua mente.

Como me concentrar melhor - Medite

Organize-se

Muitas vezes começamos a fazer uma tarefa e vão surgindo outras que, no momento, ocupam seu lugar. Assim fica bem mais complicado manter o foco e avançar. Para evitar isso, devemos nos organizar o melhor possível: traçar um horário com metas claras sobre o que temos de fazer, assim evitamos o cruzamento de atividades e a perda de foco. Se surgir uma tarefa de forma inesperada, reorganize seu horário em torno de suas prioridades.

Como me concentrar melhor - Organize-se

Termine o que começou

Quando estiver trabalhando e sentir que vai perdendo a concentração, proponha a si mesmo acabar primeiro o que já começou antes de fazer um pausa ou ceder perante alguma distração. Deixar o que está fazendo pela metade fará com que, ao retornar, seja bem mais complicado e perca a motivação. Utilize cada descanso ou distração como uma recompensa para cada tarefa cumprida.

Como me concentrar melhor - Termine o que começou

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como me concentrar melhor, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como me concentrar melhor

Como me concentrar melhor
1 de 7
Como me concentrar melhor

Voltar ao topo da página