Partilhar

Como manter uma conversa

Por Sara Viega. Atualizado: 23 outubro 2017
Como manter uma conversa
Imagem: branddig.de

Manter uma conversa pode parecer algo muito fácil de fazer, já que nós humanos temos a possibilidade de falar e comunicar verbalmente. No entanto, conversar e chegar a um nível de intercâmbio de ideias interessantes para os interlocutores nem sempre é simples de conseguir, e para que isto aconteça devemos reunir certas condições. Quer saber como manter uma conversa? Em umComo.com.br explicamos para você com detalhe.

Também lhe pode interessar: Como ser uma pessoa altruísta
Passos a seguir:
1

Quando tiver decidido iniciar uma conversa com alguém, é importante ter em mente algumas recomendações para poder continuar e manter a conversa de forma eficiente, evitando silêncios incômodos ou a falta de assunto interessante para falar.

2

Um princípio fundamental para manter uma conversa é se interessar pelo que o outro diz e usá-lo para formular novos assuntos.

Por exemplo, se alguém diz a você que recentemente esteve viajando pela China, uma boa forma de conversar é perguntar como foi a experiência, perguntar sobre a gastronomia do país e contar também como você imagina esse país ou sua cultura. Assim, os dois podem desenvolver e manter uma conversa agradável e de proveito.

3

Aprender a escutar é fundamental para manter uma conversa. Por isso, não interrompa sempre seu interlocutor, o ideal é esperar ele terminar sua ideia para você fazer um comentário ou iniciar uma nova proposta.

4

Também é importante que você mesmo adicione informação se deseja manter uma conversa, pois por mais que o outro mostre interesse e faça perguntas, se você mesmo não estiver disposto a responder e questionar será muito difícil de conversar.

Lembre-se que as conversas são sempre entre duas ou mais pessoas, portanto sua participação e envolvimento são bastante importantes.

5

Um aspecto fundamental para aprender a manter uma conversa e conseguir que a mesma seja interessante, é aprender a desenvolver nossas ideias, opiniões ou pensamentos.

Não há pior inimigo em uma conversa do que as respostas prontas e breves: "sim", "não", "não sei". Como pessoas adultas devemos aprender a desenvolver nossas ideias, pois só assim conseguiremos nos comunicar de forma eficiente com os outros para ser bons interlocutores.

Se opina algo sobre alguma coisa, explique sobre isso e permita também ao seu interlocutor opinar sobre o assunto para criar um debate interessante.

6

Lembre-se que uma conversa não serve para impor um ponto de vista ou demonstrar que tem razão, mas é uma prática que permite a cada um se expressar e conhecer a forma que a outra pessoa tem de ver o mundo, por isso o melhor é trocar ideias, expressar as suas, mas evitar impor o que pensa. Desta forma, manter uma conversa com você será sempre estimulante e interessante para a outra pessoa.

7

E o que acontece quando um assunto acaba? Nada! Mude simplesmente para outro que pareça interessante ou que deseja compartilhar e pronto. Mesmo que no começo passa parecer difícil manter uma conversa com alguém, principalmente quando não conhece bem a pessoa, este hábito é mais natural do que imagina e uma hora você vai conseguir dominá-lo de forma satisfatória.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra o que responder quando perguntam como foi o seu dia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como manter uma conversa, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como manter uma conversa

Como manter uma conversa
Imagem: branddig.de
Como manter uma conversa

Voltar ao topo da página