Como lidar com vizinhos fofoqueiros

Como lidar com vizinhos fofoqueiros

Enquanto existem pessoas que não suportam fofocas, outras tantas gostam de falar da vida alheia e podem estar bem perto de você, na faculdade, no trabalho e pela vizinhança. Se você precisa saber como lidar com vizinhos fofoqueiros da melhor maneira possível para evitar conflitos e mesmo ser o alvo do falatório, confira as dicas que o umComo.com.br tem para ajudar nessa hora.

Passos a seguir:
1

Se você tem vizinhos fofoqueiros com os quais não quer ter muita relação, já que não gosta de fofocas e nem quer se tornar alvo delas é importante saber lidar com a situação. De forma geral, a dica é sempre manter a boa educação, mesmo com os vizinhos com quem você prefere não ter muita conversa. No entanto, é possível que eles venham até você querendo contar algo e a melhor forma de sair com categoria da conversa é não alimentando a fofoca, ou seja, não faça perguntas para que o papo não se estenda, mostrando-se indiferente ao boato.

2

Conforme a situação, você pode achar que é melhor não dizer algo do tipo “não quero saber sobre isso”, afim de evitar confusão com os vizinhos fofoqueiros. Uma alternativa viável, portanto, é dar uma desculpa para afastar-se, como um compromisso que você tem. Porém, nem sempre todas as pessoas entendem as indiretas e se elas persistirem com frequência em falar sobre a vida alheia, com muita sutileza, diga algo do tipo “não me leve a mal, mas eu prefiro não saber sobre a vida de fulana”.

3

Já se você tem uma vizinha fofoqueira que é sua amiga porque identifica nela algumas qualidades, você pode mudar de assunto quando ela começar a fofocar. Se forem íntimas, converse com ela amigavelmente, mostrando o seu desinteresse em saber sobre a vida dos outros. Diga ainda que você prefere conversar sobre outro assunto. Dessa forma, pergunte a ela como foi o seu dia, como ela está, etc. Por outro lado, é importante também lidar com vizinhos fofoqueiros para que não vire o alvo das fofocas.

4

Claro que você não precisa mudar a sua vida, seus costumes, etc, para não estar na mira de boatos. Existem pessoas que pouco se importam com isso, mas se você prefere evitar possíveis encomendações, há maneiras de se prevenir. Uma delas é sendo discreta, se você usa roupas que são criticadas por outras pessoas, por exemplo, não precisa mudar o seu estilo de se vestir, mas evite criar alvoroço e sentir-se ofendida. Muitas vezes, ignorar uma pessoa é a melhor maneira de revidar.

5

Outra dica para evitar se tornar alvo de fofocas é não falar a respeito de sua vida com os outros, a não ser com pessoas próximas que você pode confiar. Muitas vezes, é normal em conversas informais com os vizinhos acabar dizendo algo que é aparentemente inocente, mas que para o fofoqueiro pode se tornar um grande fato e, por isso, motivo para compartilhar com os outros. Isso vale tanto para uma discussão que teve com o seu companheiro quanto para uma conta que deixou de pagar.

6

O que muitas vezes pode causar fofocas entre os vizinhos, ainda mais em prédios, são os barulhos que saem do apartamento. Caso você se sinta incomodada com o vizinho por algum som alto o melhor é conversar diretamente com ele, de forma educada, para que o problema seja resolvido. Ou seja, não comente o seu descontentamento com outra pessoa, a não ser que haja um síndico no prédio que, por via de regra, deve ser o intermediador entre os vizinhos em caso de conflitos. Além disso, é importante que se tenha o mesmo cuidado, respeitando os outros moradores.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com vizinhos fofoqueiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Amizade.