Partilhar

Como lidar com pessoas manipuladoras

Por Marina Vieira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como lidar com pessoas manipuladoras
Imagem: caminhosdoemprego.com

Deseja saber como lidar com pessoas manipuladoras? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar! Infelizmente, a cada dia que passa aumenta o número de pessoas assim, que procuram agir e convencer as pessoas a agirem de acordo com os seus interesses e vontades. As pessoas manipuladoras se relacionam conosco por meio do nosso trabalho, elas estão na nossa vizinhança e, em algumas situações, podem estar fazendo parte da nossa família. Aprenda como conviver e lidar com estas pessoas a partir desta leitura.

Também lhe pode interessar: Como lidar com uma pessoa arrogante

Entenda o que é uma pessoa manipuladora

É preciso saber conviver com estas pessoas e interagir com elas sem as constranger e impedindo que elas nos influenciem de alguma maneira.

A pessoa manipuladora é aquela que induz e convence uma pessoa ou um grupo a agir de acordo com o que ela deseja. O manipulador age desta forma com o objetivo de alcançar o bem a custo das outras pessoas, para isso, ele utiliza artimanhas e argumentos que induzem o convencimento.

As pessoas manipuladoras podem ser de qualquer sexo, posição social ou crença. A convivência com pessoas assim acaba prejudicando a nossa saúde e bem estar devido ao fato de aumentar o estado de estresse em que nos encontramos.

Infelizmente, nem sempre as pessoas manipuladoras são identificadas facilmente, a dificuldade em reconhecer essas pessoas ocorre porque elas agem baseadas em sutilezas e disfarces especiais.

Como lidar com pessoas manipuladoras - Entenda o que é uma pessoa manipuladora
Imagem: hojedescobri.com

Lidando com pessoas manipuladoras no ambiente de trabalho

Os manipuladores vivem sempre em busca de pessoas que sejam suscetíveis ao convencimento e que possam ser manipuláveis.

Seja no trabalho ou em outros ambientes em que estiver, é preciso estar sempre atento às pessoas que se encontram ao nosso redor. Aquele colega que você tanto gosta e demonstra ser sempre prestável e gentil com você, pode estar escondendo uma personalidade totalmente manipuladora e poderá, a qualquer momento, cobrar por todo o bem que fez a você.

Para se livrar destas pessoas, nunca se intimide perante elas, seja sincera e saiba dizer não quando for preciso. Negue a oferta de favores que não precisar e procure se afastar destas pessoas.

Jamais ceda a chantagens emocionais que estas pessoas possam fazer, mantenha sempre a calma e mente limpa.

Como lidar com pessoas manipuladoras - Lidando com pessoas manipuladoras no ambiente de trabalho
Imagem: elasemfoco.com.br

Lidando com pessoas manipuladoras em sua família

Se estas pessoas estiverem presentes em sua família seja franco e converse com esta pessoa de forma aberta e sincera, você precisa alertá-la para que ela entenda que a sua forma de agir é totalmente inadequada.

Na maioria das vezes, as pessoas que se sentem muito próximas de você conhecem as suas limitações e pontos fracos, isso fará com que elas realizem as suas ações de manipulação mais facilmente, por isso fique atento e jamais ceda a provocações!

Lidando com pessoas manipuladoras na escola

Neste caso, o melhor a se fazer é dar um “chega para lá” na pessoa nas primeiras provocações. Demonstre que você é forte e que não se intimida mediante as suas tentativas de induzir e de manipular.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com pessoas manipuladoras, recomendamos que entre na nossa categoria de Amizade.

Conselhos
  • Comente, iremos adorar saber a sua opinião sobre este assunto!

Escrever comentário sobre Como lidar com pessoas manipuladoras

Como lidar com pessoas manipuladoras
Imagem: caminhosdoemprego.com
Imagem: hojedescobri.com
Imagem: elasemfoco.com.br
1 de 3
Como lidar com pessoas manipuladoras

Voltar ao topo da página