Como lidar com o racismo

Como lidar com o racismo
Imagem: emresumo.com.br

Alguns problemas ainda são bastante visíveis na sociedade brasileira. O mesmo pode ser dito de muitos outros países que diariamente vivenciam casos de intolerância racial. Para saber o que fazer ao presenciar ou vivenciar um desses momentos, o umComo.com.br vai dar alguns conselhos sobre como lidar com o racismo.

O que fazer diante do racismo

Embora quando se fala em racismo, hoje em dia, o mais comum é pensar no preconceito que os negros sofrem em todo o mundo, inclusive, no Brasil, a palavra faz referência a qualquer intolerância racial.

Portanto, pessoas de qualquer etnia podem ser vítimas de racismo, sendo que o mais comum é que a raça em menor número dentro de um país ou região seja alvo do preconceito. Além disso, questões culturais e crenças equivocadas estão associadas ao racismo.

As atitudes racistas se manifestam de formas diferentes, seja por meio da violência seja com palavras ofensivas. No Brasil, todas elas são consideradas crimes pela lei, sendo o racismo um crime inafiançável e imprescritível, que deve ser denunciado.

Não são apenas as vítimas que podem e devem denunciar casos de racismo, bem como qualquer pessoa que tenha presenciado o fato. O mesmo serve para o preconceito visto na internet, independente se o criminoso ofendeu uma pessoa ou uma raça.

Vale lembrar ainda que é crime não empregar uma pessoa por causa da sua cor ou não permitir que uma criança se matricule na escola por motivo idêntico, por exemplo. Ou seja, mesmo que não haja agressividade ou ofensa verbal é crime.

Imagem: agenciapatriciagalvao.org.br

Como lidar com o racismo

Além das manifestações racistas que são evidentemente direcionadas a alguém ou a um grupo, o preconceito em relação à raça é visto todos os dias, nas conversas informais. Mesmo de maneira indireta é comum que os indivíduos se mostrem racistas.

Quando criticados, essas pessoas podem dizer que “só estava brincando” ou negarem que tenham dito algo preconceituoso. São nesses momentos que quem não concorda com o que é dito deve saber como lidar com o racismo. Na realidade, não existe uma resposta ideal sobre o que fazer diante do racismo. Muitas pessoas acreditam que é melhor ignorar o indivíduo racista, para que ele perceba que não está agradando.

No entanto, outras pessoas defendem que não se deve ficar sem fazer nada, pois mesmo que um indivíduo seja racista sem agredir diretamente ninguém, ele pode incentivar outras pessoas a cometerem atos violentos.

Ao mesmo tempo, quem conversar com a pessoa que se manifesta de forma preconceituosa deve ter paciência, para não ser agressivo. O racista pode ser ainda lembrado que o que está fazendo é crime.

Outra forma de lidar com o racismo quando ele for percebido em pessoas próximas a você é se afastar delas. É importante cultivar amizades com quem tem algo verdadeiro a acrescentar em sua vida e com quem você se sinta bem.

Além disso, você não deve sentir medo de expor a sua opinião, inclusive, quando ela serve para acabar com os comentários racistas. Não faça “vistas grossas” às injustiças ao seu redor, caso contrário, você pode ser considerado cúmplice.

Imagem: bomempreendedor.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com o racismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.