Partilhar

Como lidar com o machismo

Por Ana Lopes. Atualizado: 28 agosto 2017
Como lidar com o machismo
Imagem: profesionalespanama.net

De acordo com o manual machista, o homem pode fazer o que bem entender, mas a mulher deve agir de acordo com o que ele decidir, além de ter que se ocupar com os afazeres domésticos e estar disponível para servir ao homem a qualquer momento. Essa parece uma ideia ultrapassada, mas ainda existem homens (e algumas mulheres mais conservadoras) que concordam e difundem isso. Apesar das mulheres já terem conquistado muito espaço na sociedade atual, como o direito ao voto e o direito ao trabalho fora de casa, ainda existe uma grande diferença entre o que é aceito para que elas realizem e o que é permitido aos homens. Mas, se você é uma mulher moderna e que não quer se deixar abater com esses pensamentos pequenos, acompanhe nosso artigo em umComo e saiba como lidar com o machismo.

Como lidar com o machismo

Não adianta ficar batendo boca por aí ou se estressando à toa. Então, a primeira dica para lidar com o machismo é ignorar. Ignore, mesmo se algum rapaz disser que você não é capaz de fazer algo - somente pelo fato de ser mulher - faça e mostre pra ele que você tem tanta ou mais capacidade que ele. E não ligue se reclamarem da sua saia ou vestido curto demais. Mas, não vá correndo trocar quando eles falarem. Vista como se sentir bem.

Como lidar com o machismo - Como lidar com o machismo
Imagem: acidezmental.xpg.uol.com.br

Tomando suas decisões

Mesmo com o grande espaço que as mulheres receberam no mercado de trabalho, ainda existem homens que acreditam que elas deveriam continuar esquentando o pé da barriga no fogão. Se você é casada ou comprometida com um cara que te proíbe de trabalhar, por exemplo, e quer que você fique só tomando conta da casa, faça uma reflexão. Se for do seu agrado, beleza. Mas, se você quiser sair para trabalhar fora, não deixe que ele te impeça. Você é livre para fazer o que quiser da sua vida, desde que isso não fira o respeito e a admiração um do outro. Tente uma conversa, mostre a ele que você quer sua independência financeira, ou mesmo ajudar nas despesas da casa. E, se ainda assim ele optar por te proibir de trabalhar fora, é hora de você repensar o seu relacionamento e a vida que terá desse ponto em diante.

Não seja um objeto sexual

Se você perceber que ele só quer te usar na cama, como um objeto sexual mesmo e sem nenhuma preocupação com o seu prazer e com suas vontades na cama, é hora de mudar de par. Você tem tanto direito quanto ele de sentir e dar prazer. Encontre um cara que não é machista e curta a sensação de ser parte usual da relação.

Educando seus filhos

A maioria dos caras machistas que estão por aí vivenciou atitudes machistas em casa, ou em seu meio habitual de vivência. Então, eduque seus filhos e mostre a eles que a sociedade pode ser bem melhor se um respeita o espaço do outro. Coloque os meninos, principalmente, para ajudarem nos afazeres domésticos, por exemplo. Assim, eles terão o hábito de manter e auxiliar na limpeza da casa, não deixando isso apenas para as mulheres fazerem.

Sugestão: Qual é a diferença entre poligamia e bigamia?

Avaliando as situações

Mas, também, é necessário julgar bem o que é uma atitude machista para você. Pode acontecer de você encontrar um cara que queira abrir a porta do carro para você descer ou que afaste a cadeira da mesa para você se sentar. Atitudes como essas, para algumas, pode soar machista. No entanto, alguns homens agem assim por puro cavalheirismo, para mostrar que se preocupa com seu bem-estar e para que você não se esforce tanto. Avalie bem e aja de acordo com a ocasião. Veja também os nossos artigos sobre o que é o sexismo e também o que é a misoginia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com o machismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário sobre Como lidar com o machismo

1 comentário
Prof. Araújo - Brasília DF
O machismo e o feminismo ainda fazem parte dos comportamentos infantis da humanidade ainda em provas e dificuldades morais de refazimento. Cabe a cada um, conforme palavras elucidadas acima com muita propriedade, ter vigilância e prudência todo dia, a cada dia. O homem machista sofre por seu comportamento de não conseguir vomitar sempre seus anseios ou poderios cotidianos e a mulher excessivamente feminista, sofre igualmente por não ter a devida humildade de ser poderosa ser perder o brio - uma mulher pode ser de alto nível, sendo simples e querida nos seus atos do dia a dia.

Como lidar com o machismo
Imagem: profesionalespanama.net
Imagem: acidezmental.xpg.uol.com.br
1 de 2
Como lidar com o machismo

Voltar ao topo da página