Partilhar

Como lidar com o luto

Por Susan NogArt. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como lidar com o luto

O luto é um processo difícil de vivenciarmos, devido a angústia e sentimento de perda que a qualquer momento pode acontecer na nossa vida. O luto não é uma doença ou um transtorno como muitas pessoas pensam, sendo assim ele não é algo que possa ser evitado, assim como não precisa de cura e sim compreensão.

É normal as pessoas dizerem que o luto é algo, ou uma situação que deve ser deixada pra trás. Isso acontece pela falta de compreensão e tolerância das pessoas. A pessoa enlutada muitas vezes acaba sendo pressionada a sair desse estado de luto o mais rápido possível sem ter superado essa fase. Continue lendo e saiba o que o site umComo separou pra você, sobre como lidar com o luto.

Também lhe pode interessar: Como fazer um cartão de condolências

Reações à perda

Não há um padrão para se estar de luto. Até porque algumas pessoas se fecham, ficam caladas, até se afastam enquanto outras só querem falar, choram bastante, ficam mais ativas. Não se deve avaliar o luto de uma forma, através de uma única reação, afinal de contas cada pessoa é diferente da outra e podem sentir coisas diferentes e reagir de formas diferentes.

O que se pode notar é que, independente de como essas pessoas reagem, o que elas precisam é de acolhimento e respeito. Durante os primeiros dias, as reações são piores, muito choro, até algumas atitudes agressivas, falta de sono e apetite, são reações normais de quem acaba de perder algum ente querido.

Normalmente, a preocupação só acontece quando o enlutado passa a ter reações de extremo sofrimento, muito exagero, como largar o trabalho, estudos, largar a casa e os filhos de lado, contas para pagar, etc. Esses sinais de exagero sugerem que a pessoa está precisando de mais atenção e talvez até uma ajuda profissional de um psicólogo.

Como agir com uma pessoa em luto

Vale ressaltar que uma pessoa que está nessa situação não quer ouvir coisas como: “não sofra, não fique assim, não chore,...”. Embora as intenções sejam as melhores, é muito complicado ver alguém passando por tal sofrimento e não poder fazer nada. Porém essas frases sugerem que a pessoa negue o seu sofrimento, que ela disfarce a sua perda. E nesse momento isso é algo importante e que deve acontecer.

O luto em si, ele não é uma reação ruim, e sim necessário. Nessas situações talvez o mais indicado seja apenas um abraço, ajuda com as questões a serem resolvidas, ou apenas uma presença. Isso prova que todos ficamos tristes mas que sempre estaremos unidos para chorarmos juntos e passarmos essa fase difícil, unidos.

O mais importante de tudo é o processo de aceitação. Todos somos capazes de ver, tocar, e principalmente falar da morte. Aceitar isso não é não sofrer ou não sentir dor, e sim modificar o espaço de dor dessa outra pessoa. A dor passa, e todo mundo é capaz de se lembrar dos bons momentos vividos junto a essa pessoa.

Depressão

Esse seria o último estágio, pouco antes da aceitação. Todo mundo que sofre com a depressão passa a conhecer o quanto o ser humano é limitado. A desesperança, amargura, tristeza, falta de sono e apetite, motivação, muito choro, enfim... A pessoa que está de luto pode contar com a ajuda de um profissional desde o início do luto. No caso dos sintomas se intensificarem com o tempo o acompanhamento se torna essencial.

Se chegar a este estágio, neste artigo poderá encontrar algumas indicações sobre como combater a depressão.

Como lidar com o luto - Depressão

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com o luto, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário sobre Como lidar com o luto

Como lidar com o luto
1 de 2
Como lidar com o luto

Voltar ao topo da página