Partilhar

Como lidar com a fobia escolar do meu filho

Por Marina Vieira. Atualizado: 16 janeiro 2017

Deseja saber como lidar com a fobia escolar do seu filho? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar! O início das aulas, momento marcado por grande expectativa e alegria na vida de muitas crianças, acaba sendo um momento de extremo nervosismo e desgosto para outras crianças. Quando a criança se sente muito nervosa e angustiada por ter que voltar às aulas, isso pode ser um sinal de que ela está desenvolvendo ou já possui a fobia escolar. Não vire as costas para o seu filho, a falta de vontade de ir à escola muitas vezes não é devido a preguiça e falta de interesse com os estudos, ele pode estar passando por algo mais grave.

É importante que seu filho sinta vontade de ir à escola

A realidade é que o seu filho irá passar muito tempo na escola, desde o jardim até o término do ensino médio se passarão vários anos. Por esse motivo, é importante que a escola se torne um local agradável para ele, de amizades e de muito aprendizado.

O fato do seu filho sentir tristeza ao ir à escola é algo muito sério e que pode prejudicar muito o seu desenvolvimento. Ele poderá se tornar uma criança com dificuldades de aprendizagem e de se relacionar com as pessoas, por isso é importante que este receio de ir à escola seja sanado desde cedo.

A escola representa o primeiro contato de seu filho com o mundo, lá ele poderá conhecer pessoas que não são de sua família e fazer os seus primeiros amigos e confidentes.

Aprenda o que é a fobia escolar conosco em umComo.com.br.

Entendendo o significado da fobia escolar

A fobia escolar se consiste em um medo extremo que a criança apresenta toda vez que precisa ir à escola. Este tipo de fobia causa muita ansiedade na criança e precisa do tratamento adequado para que não prejudique os seus estudos.

A criança que possui fobia escolar tende a acordar e manifestar momentos antes de ir à escola sintomas como: dor de barriga, vômitos, diarreias, dores de cabeça e outros sintomas que vão se tornando cada vez mais intensos conforme vai se aproximando a hora de ir para a escola.

Saiba conosco em umComo.com.br o que você pode fazer para ajudar o seu filho a superar a fobia escolar.

Como lidar com a fobia escolar do meu filho - Entendendo o significado da fobia escolar

O que os pais podem fazer para ajudar os seus filhos

A participação dos pais durante a fase escolar dos filhos é de extrema importância. No caso da fobia escolar, os pais têm um papel muito especial, e não devem se mostrar indiferentes ou ridicularizar o momento de ansiedade, tristeza e medo que seus filhos estão passando. Os pais devem se mostrar compreensivos e demonstrar à criança que ir à escola pode ser algo muito positivo.

Tente tranquilizar o seu filho e fazê-lo se sentir calmo nos momentos que antecedem a ida à escola. Se ele se mantiver muito nervoso, fique com ele alguns períodos dentro da escola até que ele se sinta seguro.

Sente com seu filho e converse com ele, procure uma forma de fazer com que seu filho supere de uma vez por todas este medo e seja forte para enfrentar a fobia escolar.

Agora confira conosco em umComo.com.br o que você deve fazer se os sintomas da fobia escolar continuarem presentes em seu filho.

Como lidar com a fobia escolar do meu filho - O que os pais podem fazer para ajudar os seus filhos

O que fazer se os sintomas da fobia escolar persistirem

Se a fobia escolar que seu filho apresenta permanecer presente por um período superior a dois meses de aula seu filho poderá precisar passar por um psicólogo.

Nestes casos mais graves, é importante a ação de três elementos: os pais, a criança e o psicólogo.

A fobia escolar, quando não tratada, pode acabar afetando gravemente a vida escolar de seu filho, fazendo com que ele se torne repetente, possua dificuldades de aprender e de se relacionar com os colegas dentre outros problemas.

Nós em umComo.com.br desejamos que seu filho possa se adaptar muito bem a escola com as nossas dicas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com a fobia escolar do meu filho, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Comente, a sua opinião é muito importante para nós!

Escrever comentário sobre Como lidar com a fobia escolar do meu filho

1 de 3

Voltar ao topo da página