Como lembrar a tabuada do 9

Como lembrar a tabuada do 9

A aprendizagem das tabuadas de multiplicar por parte dos alunos não é uma tarefa fácil por si só. Se, além disso, falarmos de lembrar da tabuada do 9, isto se complica mais ainda, porque para a maioria das crianças isso de contar de nove em nove é difícil, alguns não se dão bem e há outros que demoram muito para saber o resultado, até que aprendem de cor. No entanto, para lembrar da tabuada do 9 há um truque muito rápido e que, além disso, com certeza vai agradar a todas as crianças. Este truque, utiliza os dedos das mãos para saber o resultado das multiplicações da tabuada do 9 e em umComo vamos explicar para você.

Passos a seguir:
1

Para se lembrar da tabuada do 9, primeiro temos que dizer à criança que abra suas mãos com todos os dedos estendidos e com as palmas da mão para baixo.

2

Temos que fazer com que ele se lembre que o dedo mindinho da mão esquerda representa o 1, o vizinho da mesma mão é o 2, o médio da mesma mão é o 3 e assim sucessivamente até chegar ao mindinho da mão direita que equivale ao 10.

3

Para lembrar a tabuada de multiplicar por 9, diante de qualquer pergunta da tabuada, por exemplo 9x1, este método consiste em ter em conta o número que é multiplicado por 9, neste caso o 1, e temos que dizer à criança que dobre o dedo nº 1 (dedo mindinho da mão esquerda). Então o resultado da multiplicação será sempre a quantidade de dedos que ficam à esquerda do dedo dobrado, ficam 0 dedos à esquerda, seguido da quantidade de dedos que ficam à direita do dedo dobrado, restam 9 dedos à direita, ou seja, o resultado seria 09.

4

À pergunta de 9x2, temos que dizer à criança que dobre o dedo nº 2 (dedo anelar da mão esquerda). Então o resultado da multiplicação será sempre a quantidade de dedos que ficam à esquerda do dedo dobrado, fica 1 dedo à esquerda, seguido da quantidade de dedos que ficam à direita do dedo dobrado, restam 8 dedos à direita, ou seja, o resultado é 18.

5

À pergunta de 9x3, temos que dizer à criança que dobre o dedo nº 3 (dedo médio da mão esquerda). Então o resultado da multiplicação será sempre a quantidade de dedos que ficam à esquerda do dedo dobrado, ficam 2 dedos à esquerda, seguido da quantidade de dedos que ficam à direita do dedo dobrado, restam 7 dedos à direita, ou seja, o resultado é 27.

6

À pergunta de 9x4, temos que dizer à criança que dobre o dedo nº 4 (dedo indicador da mão esquerda). Então o resultado da multiplicação será sempre a quantidade de dedos que ficam à esquerda do dedo dobrado, ficam 3 dedos à esquerda, seguido da quantidade de dedos que restam à direita do dedo dobrado, ficam 6 dedos à direita, ou seja, o resultado é 36.

7

À pergunta de 9x5, temos que dizer à criança que dobre o dedo nº 5 (dedo polegar da mão esquerda). Então o resultado da multiplicação será sempre a quantidade de dedos que ficam à esquerda do dedo dobrado, ficam 4 dedos à esquerda, seguido da quantidade de dedos que ficam à direita do dedo dobrado, restam 5 dedos à direita, ou seja, o resultado é 45.

8

À pergunta de 9x6, temos que dizer à criança que dobre o dedo nº 6 (dedo polegar da mão direita). Então o resultado da multiplicação será sempre a quantidade de dedos que ficam à esquerda do dedo dobrado, ficam 5 dedos à esquerda, seguido da quantidade de dedos que ficam à direita do dedo dobrado, restam 4 dedos à direita, ou seja, o resultado é 54.

9

À pergunta de 9x7, temos que dizer à criança que dobre o dedo nº 7 (dedo indicador da mão direita). Então o resultado da multiplicação será sempre a quantidade de dedos que ficam à esquerda do dedo dobrado, ficam 6 dedos à esquerda, seguido da quantidade de dedos que ficam à direita do dedo dobrado, restam 3 dedos à direita, ou seja, o resultado é 63.

10

À pergunta de 9x8, temos que dizer à criança que dobre o dedo nº 8 (dedo médio da mão direita). Então o resultado da multiplicação será sempre a quantidade de dedos que ficam à esquerda do dedo dobrado, ficam 7 dedos à esquerda, seguido da quantidade de dedos que ficam à direita do dedo dobrado, restam 2 dedos à direita, ou seja, o resultado é 72.

11

À pergunta de 9x9, temos que dizer à criança que dobre o dedo nº 9 (dedo anular da mão direita). Então o resultado da multiplicação será sempre a quantidade de dedos que ficam à esquerda do dedo dobrado, ficam 8 dedos à esquerda, seguido da quantidade de dedos que ficam à direita do dedo dobrado, resta 1 dedo à direita, ou seja, o resultado é 81.

12

À pergunta de 9x10, temos que dizer à criança que dobre o dedo nº 10 (dedo mindinho da mão direita). Então o resultado da multiplicação será sempre a quantidade de dedos que ficam à esquerda do dedo dobrado, ficam 9 dedos à esquerda, seguido da quantidade de dedos que ficam à direita do dedo dobrado, restam 0 dedos à direita, ou seja, o resultado é 90. Como vê, lembrar da tabuada do 9 é bem mais simples do que pensava.

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Conselhos
  • Tente fazer este exercício com a criança várias vezes durante 2 ou 3 dias e você vai ver como ela lembra logo da tabela do 9.