Como introduzir os cereais na alimentação do bebê

Como introduzir os cereais na alimentação do bebê

Os cereais são um elemento essencial na alimentação do bebê, já que oferecem uma importante contribuição de fibras, vitaminas, minerais e nutrientes de grande valor para o seu desenvolvimento, além de ajudá-los a se habituarem a sabores e texturas diferentes do leite, o que facilitará a adaptação de todos os outros alimentos. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como introduzir os cereais na alimentação do bebê.

Passos a seguir:
1

Os cereais costumam ser inseridos a partir de 4 a 6 meses, quando o bebê começa a precisar de mais nutrientes dos que o leite lhe proporciona. Os primeiros cereais que inserimos na dieta do bebê são o arroz e o milho, porque não contêm glúten. Este é um componente proteico que pode causar alergias e intolerâncias nos bebês, e por isso os especialistas aconselham introduzi-lo a partir dos 4 e 7 meses, quando o aparelho digestivo já puder assimilá-lo melhor. A partir dessa idade, já podem ser introduzidos outros cereais como o trigo, a cevada, a aveia e o centeio.

2

Normalmente, aconselha-se acrescentar duas ou três colheres de chá na mamadeira de leite (materna ou de fórmula) que o bebê toma normalmente e ir aumentando gradualmente a quantidade. O pediatra aconselhará sobre a quantidade adequada, de acordo com as necessidades da cada criança.

3

Atualmente, há no mercado uma grande variedade de cereais infantis, com diferentes sabores e composições. Para uma boa escolha, tenha em mente que os cereais sejam equilibrados, isto é, que forneçam as quantidades corretas de cada nutriente. É importante não ter adição de açúcares, para habituar o bebê a sabores naturais e, assim, incentivar hábitos saudáveis. Isto ajudará a prevenir fatores de risco ligados a doenças crônicas na idade adulta como a obesidade.

4

A maioria das papinhas de cereais costumam ser enriquecidas com cálcio, ferro e vitaminas, que são nutrientes essenciais para que o bebê tenha o crescimento ideal nesta etapa tão importante de sua vida.

5

Além disso, alguns grãos têm efeito bifidus, estimulando o crescimento das bifidobacterias benéficas para o intestino do bebê, ajudando a regular o funcionamento do seu intestino e também a melhorar a absorção do cálcio, ferro, vitaminas e outros minerais.

6

Por todas as suas qualidades, as papinhas são fundamentais para o desenvolvimento das crianças e é importante que façam parte da sua dieta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como introduzir os cereais na alimentação do bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Consulte sempre o pediatra antes de começar a dar cereais ao seu bebê.