Como interpretar textos

Como interpretar textos
Imagem: forbes.com

A interpretação de texto é um tipo de atividade requerida em diversas áreas do ensino, muito comum em provas como as do ensino médio, vestibulares e concursos públicos. Mas muitos candidatos apresentam dificuldade em realizar esta tarefa por falta de informações específicas para realizar esta tarefa. Por conta disso neste artigo umComo vai deixar algumas dicas para aqueles que precisam realizar concursos ou provas, onde se precisa saber como interpretar textos.

Definindo conceitos

Primeiro vamos definir alguns conceitos relacionados a interpretação de textos, para que fique mais fácil interpretar textos.

  • Texto - É todo o conjunto de ideias interligadas e relacionadas entre si que formam todo o significado capaz de transmitir a interação comunicativa, ou seja, é o que deve ser interpretado.
  • Contexto - São diversas frases e em cada uma delas existe uma ligação com a anterior ou as anteriores que criam a estrutura do tema a ser discutido e transmitido. Essa ligação se chama contexto. É possível perceber a influência do contexto quando pegamos uma frase de um texto e a isolamos do texto, notamos que a frase ou perde o sentido ou ganha outro sentido, outra interpretação.
  • Intertexto - Quando há uma citação a outros autores ou escritores dentro do próprio texto, é quando chamamos de intertexto.
  • Interpretação de texto - O objetivo principal da interpretação de texto é encontrar o assunto primário tratado no texto em questão e, a partir daí, encontrar todas as outras idéias secundárias, argumentação do autor para defender a ideia ou criticar, fundamentações e explicações contidas no texto em função à esclarecer as dúvidas e perguntas das provas.

O que pode ser cobrado numa Interpretação textual

Quando se trata de interpretação de textos o candidato é convidado a esclarecer o que for cobrado em cada questão, agora vamos definir quais temas podem ser cobrados numa interpretação e como responde-los:

  • Identificar – É o ato de reconhecer todos os elementos principais de um argumento, processo ou do tempo, no caso do tempo é possível reconhecer através dos advérbios que o definem. Também inclui memorizar o texto.
  • Comparar Você deve comparar as relações entre semelhanças ou diferenças entre a situação apresentada no texto.
  • Comentar - Relacionar a sua opinião de forma realista e coesa sobre o conteúdo apresentado no texto, mas para isso você precisa primeiro identificá-los.
  • Resumir – Fazer o resumo de um texto é concentrar todas as ideias principais ou secundárias em poucas linhas, para fazer um bom resumo você pode dispensar alguns argumentos e fundamentos mas nunca perder a ideia central do texto.
  • Parafrasear – É reescrever o texto, quase que como da forma resumida, mas com outras palavras. Ou seja, apresentar a mesma ideia que o texto em questão mas sem dizer da mesma forma. Exemplo: "Planeta água" - "Planeta azul", "Os homens desunidos" -"Desunião da Humanidade"

Condições fundamentais para interpretação

Em alguns casos, textos necessitam de alguns requisitos para serem completamente compreendidos, as condições fundamentais para interpretação podem ser:

  • Conhecimento histórico literário (gêneros e escolas literárias, movimentos artísticos, estrutura do texto), leitura e prática de leitura.
  • Conhecimento gramatical, estilístico (qualidades gramáticas do texto) e semântica.
  • Capacidade de observar a semântica (o que as palavras querem dizer) incluem-se: sinonímia e antonímia, homônimos e parônimos, denotação e conotação, polissemia, figuras de linguagem, entre outros.
  • Capacidade de sintetizar ideias e racionar entre elas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como interpretar textos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.