Como interpretar a linguagem facial

Como interpretar a linguagem facial

A linguagem corporal é uma das ferramentas mais poderosas com as quais o ser humano conta. Podemos tentar ocultar nossos sentimentos, podemos inclusive faltar com a verdade, mas nossa linguagem corporal nos trairá em um instante. 93% da comunicação é não verbal, os sorrisos, os olhares, os abraços, a indiferença, todos fazem parte da ordem da linguagem corporal. Dia a dia transitamos pelo mundo comunicando-nos através de gestos e atitudes e muitas vezes é difícil conseguir interpretar o que as outras pessoas estão nos transmitindo através deles. A seguir, em umComo.com.br apresentaremos a você como interpretar a linguagem facial.

Passos a seguir:
1

O olhar como atitude positiva. A forma como olhamos os outros em certas situações é uma das ferramentas mais poderosas com as que contamos para expressar nossos verdadeiros sentimentos. Quando fazemos contato visual, geralmente estamos demonstrando interesse; também mostramos uma atitude aberta e positiva. O contato visual não deve ser frio e prolongado, já que em muitos casos, poderíamos transmitir hostilidade à outra pessoa. Através do olhar, transmitimos amor, desejo, apreço, confiança, entre outros.

2

O olhar como atitude negativa. O olhar também nos demonstra sentimentos como zanga, desconfiança, insegurança. É por isso que, dependendo da situação na qual nos encontremos, o olhar terá conotações diferentes. Por exemplo, desviar o olhar pode significar que se está ocultando alguma coisa ou, em outra situação, pode se tratar de uma pessoa de que gostamos e com a qual, no entanto, tratamos de evitar o contato visual.

3

O sorriso como atitude positiva. Este é um dos aspectos mais fáceis de detectar. Todos sabemos reconhecer quando um sorriso é natural ou é forçado. O sorriso natural gera abertura, confiança e uma série de aspectos positivos, desde que ocorra em condições propícias. Quando o sorriso é de baixa intensidade, demonstra certas características como falta de confiança e timidez. No entanto, quando, pelo contrário, o sorriso é de maior intensidade, ao ponto de mostrar os dentes, estamos diante de uma pessoa que tem muita confiança em si própria e que nos demonstra cordialidade.

4

O sorriso como atitude negativa. O sorriso forçado transmite-nos certa desconfiança e insegurança. Este geralmente, ocorre em situações de desconforto para a pessoa. Acompanhando este gesto, encontra-se um olhar que evita o olhar da outra pessoa em demonstração de desacordo ou hostilidade. Quando o sorriso implica pouco movimento facial e reduzida expressão facial, estamos diante de um sorriso forçado.

5

Movimentos de cabeça. Quando nos encontramos frente a uma pessoa que enquanto falamos move continuamente a cabeça, assentindo a cada coisa que dizemos, podemos estar diante de duas situações: que esteja interessada no que estamos dizendo ou que esteja entediada e queira fugir desta situação. No entanto, se a cabeça estiver inclinada levemente para a frente e para um dos lados, significa que está escutando atentamente.

6

Sobrancelhas. O movimento que fazemos com as sobrancelhas também reflete os sentimentos e pensamentos das pessoas. É assim que quando estamos surpresos levantamos quase automaticamente as sobrancelhas. Quando nos encontramos zangados, ao contrário, as sobrancelhas vão para baixo, formando-se um franzimento entre ambas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como interpretar a linguagem facial, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.