Como interagir com o público em uma palestra

Como interagir com o público em uma palestra
Imagem: respuestario.com

Falar em público é uma habilidade complicada para algumas pessoas, mas para outras é algo natural. No entanto, por menos habilidoso que você seja neste assunto, com alguns conselhos e muita prática pode chegar a se dar muito bem, tornando suas palestras mais interessantes e agradáveis. Continue lendo este artigo de umComo.com.br se quiser saber como interagir com o público em uma palestra.

Passos a seguir:
1

Leve tudo o que puder preparado do tema da palestra. Não vale repassar quatro parágrafos dois dias antes e preparar um roteiro mínimo, porque se não sabe sobre um tema de verdade, logo vai dar para perceber. Uma boa exposição pode durar poucos minutos, mas por trás possui um trabalho de muitas horas de documentação e síntese.

2

Se não for bom falando em público, ensaie e pratique. Não tem nada pior do que ficar em branco no meio de uma palestra por culpa do nervosismo ou timidez. Por isso convém ir ao evento mentalizado, sabendo o que vai encontrar e como se comportar. Pode ser uma boa ideia praticar na frente do espelho ou de amigos que façam de "público".

3

Use o humor para interagir com o público. Não é para transformar sua palestra em um capítulo de série de comédia, mas uma piada leve, um jogo de palavras ou uma pitada de ironia bem dosificada pode fazer seu público ficar bem mais atento ao que você fala e ter mais empatia com você.

4

Olhe sempre nos olhos de sua audiência. Mesmo que, na verdade, você não olhe para ninguém, o principal é não parecer que desvia o olhar ou que sempre está olhando para o chão, porque transmite muita insegurança. Um truque é olhar para o fundo da sala, mesmo que na realidade não esteja olhando diretamente para ninguém, mas o ideal é encontrar a cumplicidade entre os integrantes do público, o que nos leva ao ponto seguinte.

5

Procure cúmplices no público. Se encontrar gente que presta uma atenção especial à palestra pode fazer eles participarem na mesma, fazendo perguntas ou personificando exemplos com eles, e inclusive se o ambiente for apropriado, fazendo eles subirem ao palco. Mas convém fazer isso quando tiver certeza, porque se não corre o risco de fazer alguém se sentir incômodo e se negar a participar, conseguindo o efeito contrário ao que pretendia.

6

Não memorize. Uma coisa é ensaiar e outra é aprender o discurso de cor e salteado. Isso é um risco porque o nervosismo pode ser uma cilada, e se esquecer uma parte não vai saber mais como continuar. É preferível preparar bem o assunto e memorizar os blocos temáticos que vai desenvolver.

7

Uma "cola" sempre ajuda. Para aquelas questões que é imprescindível mencionar, caso esqueça alguma, é sempre bom ter algumas pequenas anotações, seja em papel ou em seu tablet.

8

Seja amável com o público e compreensivo com suas perguntas. Sempre é recomendável no fim de uma exposição deixar um espaço para uma rodada de perguntas. Seja paciente e didático nas respostas, não tenha uma atitude prepotente e mostre amabilidade em todo o momento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como interagir com o público em uma palestra, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.