Como identificar suas qualidades e defeitos

Como identificar suas qualidades e defeitos
Imagem: renata lombardi

Não é novidade para ninguém que o ser humano é falho. Alcançar a perfeição é algo impossível para a natureza humana, porém, também temos que deixar claro que existem diversas qualidades que podem ser ressaltadas em cada pessoa. Para iniciar esse artigo, queremos deixar bem claro que todos possuem qualidades e defeitos, e esses dois atributos influenciam diretamente na vida pessoal e profissional de cada um. Não adianta procurar alguém sem defeitos para se relacionar, pois não vai ser possível encontrar, ou também, não adianta cobrar-se ao máximo para ser uma pessoa perfeita pois, com certeza, sempre haverá defeito em algo na sua personalidade. Isso é da natureza humana. Isto posto, temos que entender também que é possível conviver em harmonia tanto com as qualidades quanto com os defeitos! O primeiro passo para aprender a lidar com os dois é aprender também a identifica-los, assim, você pode exaltar suas qualidade e aprender a contornar os seus defeitos. Abaixo, separamos 4 dicas especiais para você aprender como identificar suas qualidades e defeitos. Confira!

Seja autocritico

O passo mais importante de todos é desenvolver a autocritica, analise e critique sempre todas as suas posições e atitudes. As vezes, achamos que estamos certos ou agindo em nossa razão porém estamos invadindo o espaço do próximo e nem nos damos conta! Para ser autocritico deixe de lado o ego e tente enxergar tudo de um outro ponto de vista. Aprenda a libertar-se da vaidade para poder entender um pouco de como as pessoas te vêem e como as suas atitudes estão repercutindo na sociedade. Um exercício é sempre repensar as suas atitudes, mesmo depois de tomadas. Claro que o ideal é sempre pensar antes de agir, porém, em algumas situações, as cosias acontecem rápido de mais e acabamos por agir no impulso. Mesmo nestes casos, avalie sempre as situações pesando todos os pontos de vista.

Observe

Observe tudo! Observar é o maior segredo, e de fato, auxilia não só a identificar qualidades e defeitos como para todas as outras coisas na vida. Até mesmo para aprender! Exemplo: se o seu maior defeito é mentir e você começa a observar que está perdendo as pessoas que ama por isso, consegue identificar o problema mais rápido, identificar os malefícios que ele está te trazendo e logo, consegue pensar em uma solução mais clara. Observe também tudo o que você faz de melhor: cozinhar, conversar, ou até mesmo, interagir nas redes sociais. Observando suas qualidades você pode até mesmo encontrar uma oportunidade de negócio e carreira. Se você cozinha bem, por que não abrir um restaurante ou trabalhar em um?

Pergunte a família e amigos

Nem sempre devemos dar ouvido a tudo que acham de nós, porém, os amigos e familiares querem sempre o nosso bem. Pergunte sempre a eles sobre a sua postura, sobre o que eles acham de você, assim, você pode observar as falas e identificar seus maiores defeitos e qualidades. Além disso, amigos e familiares poderão ter mais cuidado para dizer o que pensam para não magoa-lo. Nem sempre é fácil ouvir o que acham de nós, não é mesmo?

Ouça as pessoas

Pratique o ato de escutar as pessoas, como falamos acima, nem sempre devemos absorver, porém se você observar e for autocritico pode tirar boas lições!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar suas qualidades e defeitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.