Como homenagear um amigo que morreu

Como homenagear um amigo que morreu

Muitas pessoas gostam de fazer um tipo de homenagem quando uma pessoa próxima falece e, para tanto, existem diferentes formas de realizar essa homenagem. Para você saber como homenagear um amigo que morreu e escolher a forma que mais lhe agrada o umComo.com.br tem algumas sugestões para que possa lembrar de forma especial da pessoa que não está mais presente.

Passos a seguir:
1

É muito comum que as pessoas queiram homenagear um amigo que morreu, já que nem sempre é possível dizer a ele o que se gostaria antes que partisse. No calendário brasileiro, o dia oficial para prestar homenagem às pessoas falecidas é o dia 2 de novembro, mas você pode mostrar o quanto gostava de uma pessoa ou sente a sua falta em qualquer ocasião. No dia dos finados, o mais comum é que os amigos e familiares de quem já faleceu se dirigiam até o cemitério onde o amigo ou parente está enterrado.

2

Na ocasião, é normal levar flores para colocar junto às lápides ou às construções tumulares com gavetas. Algumas famílias, inclusive, reservam esse feriado para a manutenção do local, limpando o lugar e fazendo pequenos reparos, quando necessário. Dessa forma, quem deseja prestar uma homenagem pode fazer o mesmo ou se encaminhar ao cemitério em qualquer outro dia, pois as suas portas estão sempre abertas, em geral, em horário comercial. Embora as flores sejam tradicionais, você pode levar qualquer outro tipo de lembrança ou mesmo não levar nada e apenas dizer algumas palavras, se quiser, em frente do túmulo.

3

Por outro lado, existem pessoas que não acham necessário ir ao cemitério, pois o que está ali são apenas os ossos da pessoa que faleceu e nada mais. Dessa forma, podem homenagear os seus amigos e entes queridos em outros lugares, como um local onde já esteve com a pessoa, um lugar que era especial para ela ou simplesmente em qualquer lugar e nesse momento basta mentalizar a imagem da pessoa que morreu. O mesmo pode ser feito quando o falecido for cremado e não existir um túmulo para visitar.

4

As homenagens ao falecido também podem ser feitas no próprio velório, quando amigos e familiares se reúnem tradicionalmente em um local, geralmente, uma capela, para dar o adeus final a quem se foi. Nesse ritual, você que deseja homenagear um amigo pode ler um poema ou mesmo com as suas próprias palavras dizer o quanto ele era especial. Em algumas culturas essa prática é bem comum.

5

Por fim, outra maneira de prestar essa homenagem é pelas redes sociais. Já que esses sites estão tão presentes na vida das pessoas e como em muitas delas não é possível deletar o perfil, mesmo depois que falece, é possível que os seus amigos deixem mensagens a fim de homenageá-lo. Se você deseja postar um texto bonito, mas não é bom com as palavras pode buscar na internet muitos exemplos de poemas e demais textos que homenageiam pessoas queridas e escolher qual deles combina mais com o que você tem a dizer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como homenagear um amigo que morreu, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.