Como gerenciar o tempo

Como gerenciar o tempo

Usar de forma produtiva as horas do dia é uma grande tarefa. O ritmo de vida moderno mudou e desestabilizou os parâmetros com os quais estávamos acostumados até agora. Se quisermos gerenciar corretamente nosso tempo, a primeira coisa que devemos aprender a fazer é valorizar e dar ao tempo a importância que realmente tem. Sendo conscientes do valor do nosso tempo seremos capazes de estabelecer prioridades nas atividades realizadas ao longo do dia. É importante distribuir conscientemente as horas que dedicamos a cada parte das nossas vidas, apesar dos contratempos que possam surgir de vez em quando. Para distribuir as tarefas que devemos desenvolver ao longo do dia, é importante considerar os ritmos individuais. Só sabendo em que momento do dia somos mais produtivos poderemos organizar as horas de uma forma mais eficaz. Algumas pessoas rendem mais de manhã e outras rendem melhor à tarde. Em função disso distribuiremos as atividades intelectuais de uma forma ou de outra. Em umComo vamos lhe dar algumas dicas para que saiba como gerenciar o tempo.

O tempo no trabalho

Saber gerenciar nosso tempo de forma eficiente é uma habilidade muito valiosa no mundo profissional. Todas as empresas sabem que um trabalhador produtivo e competitivo é sempre mais rentável. Por esta razão, gerenciar o tempo de uma forma correta permite atingir com mais facilidade nossos objetivos pessoais e profissionais.

Existem um montão de ferramentas para organizar nossas horas de trabalho de uma forma produtiva. A clássica agenda já foi substituída pelas novas tecnologias mas realmente sabemos tirar o máximo proveito disso? Outro erro é cair na armadilha da pressa e dar prioridade ao que aparece de forma urgente e não ao que é importante de verdade. Devemos aprender a diferenciar a tarefa que é realmente primordial e se ela pode esperar ou não, para organizar a preferência de atuação.

Ladrões de tempo

Às vezes nós mesmos fabricamos armadilhas perdendo o tempo com maus hábitos que muitas vezes podemos evitar. Sobrecarregar nossa agenda só contribui para criar pressão e dilui a concentração nas atividades realmente importantes. Não saber delegar é um mau costume, obrigando a pessoa a assumir tarefas que não são suas por medo a que não sejam feitas corretamente. É preciso confiar mais nas pessoas ao redor e na capacidade delas de realizar os trabalhos necessários.Aprender a dizer "não" é outra matéria pendente para muitos. Não saber recusar trabalhos que não podemos assumir é um sério problema para nós mesmos e para os outros.

O tempo de estudo

É importante organizar o tempo de estudo para tirar o máximo proveito. É necessário considerar o ritmo de cada pessoa para destinar as horas de maior concentração à aprendizagem. Estudar quando estamos cansados ou depois de um dia esgotador de trabalho não é produtivo.

Seguir o ritmo dos estudos é básico para não perder o fio da meada e para não encontrar no fim uma grande quantidade de matéria. Os especialistas recomendam fazer um descanso de cinco minutos a cada hora de estudo. Esticar as pernas, beliscar alguma coisa e beber algo é uma boa forma de se refrescar.No estudo, assim como no trabalho, o meio em que realizamos nossas tarefas é muito importante. Apesar de às vezes descuidarmos deste aspecto, foi demonstrado que um espaço de trabalho adaptado aumenta consideravelmente a produtividade das pessoas.

O tempo de lazer

Gerenciar o tempo não deve ser algo exclusivamente relacionado com o tempo em que passamos trabalhando ou estudando. É bom programar atividades de lazer com amigos e familiares em vez de dedicar a eles apenas "o tempo que sobra". Desconectar-se das obrigações profissionais ajuda a relaxar e a refrescar nossa mente.Preparar nosso tempo de lazer deve ser uma tarefa satisfatória e para conseguir o máximo destes momentos é bom sair da rotina. Aprender técnicas de relaxamento como ioga, dedicar mais tempo a passatempos como a escrita também podem ajudar na realização de cada pessoa em seu tempo livre.

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