Como funcionam os quilates

Como funcionam os quilates
Imagem: todayonline.com

O quilate (ct) é uma unidade de peso aplicada às pedras preciosas e ao ouro. Surgiu com base no marco, uma moeda medieval alemã de 24 quilates de ouro, o que equivale a, aproximadamente, 4,8 gramas desse material. Atualmente esta unidade de peso é aplicada às pedras preciosas para decidir o seu valor no mercado em função do peso, mas em relação ao ouro a aplicação da medida é um pouco diferente. Para perceber como funcionam os quilates, bem como o que significam as expressões "ouro de 18 quilates" ou "ouro de 24 quilates", continue lendo este artigo umComo.com.br!

Passos a seguir:
1

No que se refere a pedras preciosas, mais comummente o diamante, 1 quilate equivale a 200 miligramas. Ou seja, uma pedra que tenha 1 grama, será uma pedra de 5 quilates.

2

Desta forma, aplicado a pedras preciosas, o quilate expressa a massa e define a valoração no mercado, pois quanto mais pesada for uma gema, mais cara será.

Imagem: heartjoia.com
3

No entanto, em relação ao ouro o quilate não é aplicado desta forma. Isto porque o ouro nunca pode ser usado puro numa joia, devido ao fato de ser muito maleável e se danificar com facilidade.

4

Por essa razão, para produzir as peças de joalharia ou outras que normalmente se dizem serem "feitas de ouro", o ouro é misturado com outros metais, tais como a prata ou o cobre.

Imagem: ourousado.net
5

Assim sendo, aqui o quilate expressa a pureza do ouro num objeto. Dado que a medida máxima do ouro puro é 24 quilates, faz-se um cálculo de 1/24 para perceber qual a percentagem de ouro presente.

6

Por exemplo: um anel que seja de 18 quilates de ouro significa que, num total de 24 gramas de massa, 18 são de ouro e as restantes são de outro material. Conclui-se que a percentagem de ouro presente nesse anel é de 75%, e o mesmo pode ser chamado de ouro 750.

Imagem: casamenteiras.com.br
7

É chamado de ouro baixo um objeto que apresente menos de 12 quilates de ouro. Esse tipo de objeto é geralmente composto por um alto teor de cobre, e tem tendência a tornar-se avermelhado devido à oxidação. Não significa que seja uma joia de ouro falsa, apenas possui uma quantidade mínima desse metal.

Imagem: reginaceruccijoias.blogspot.pt

Imagem: reginaceruccijoias.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funcionam os quilates, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.